José Leôncio (Marcos Palmeira) vai dar uma bela de uma lição sobre homofobia em ‘Pantanal’. Após ficar bastante incomodado com o deboche e os ataques dos peões, Zaquieu (Silvero Pereira) fará as malas.
Ao ver a situação que se criou, o fazendeiro vai atrás dos seus funcionários e dará uma bronca digna de aplausos. Ele chegará furioso ao galpão e peitará os peões, querendo saber o por que de ninguém ter evitado Zaquieu de ter pegado a chalana.
Ao ver as risadas dos criados, José Leôncio lembrará do episódio em que Alcides (Juliano Cazarré) chamou Jove (Jesuíta Barbosa) de “flozô”. “Foi por ignorância”, dirá o rei do gado. Mas Tibério e os peões vão argumentar que ninguém é acostumado com “esse tipo de gente”.
“Então é bão o povo aqui se acostumá! Isso que ocês fizêro tem nome e num chama piada… Chama homofobia. E é crime”, apontará José Leôncio. “Então vâmo todo mundo preso”, atiçará Tadeu.
“Pois é isso mêmo que devia acontecê se esse país fosse sério… Comigo, c’ocês e c’o todo mundo que ri do “jeitinho dele”! Xadrez! Pelo que pude assuntá: de um a cinco anos!”, rebaterá o pai dele.
TODO MUNDO MESMO, VIU, TADEU!
O rei do gado ficará bastante irritado com a postura dos peões, que ficarão chocados e em silêncio. Ele, então, dará uma aula sobre o assunto.
“Ocê num sabia que isso era tão sério… Assim como eu! A verdade é que nós nascêmo e crescêmo rîno disso… Achâno que o que um sujeito fazia entre quatro parede era prova de caráter… De valor. Mais, acontece, que isso num é!”, dirá ele.
Para encerrar o debate, o fazendeiro dirá que todos precisam aprender a respeitar, ou terão que fazer as malas. “Ainda que seja um filho seu?”, perguntará Tadeu. “A começá por eles, Tadeu… Que é pra servî de exemplo pros ôtro!”, finalizará Zé Leôncio. Errado não está, né?