Coronel Tertúlio (José de Abreu) foi atingido acidentalmente por um tiro e ficou entre a vida e a morte em ‘Mar do Sertão‘. Graças à Candoca (Isadora Cruz), o fazendeiro escapará da morte e decidirá trazer um segredo à tona: José/Zé Paulino (Sergio Guizé) é seu filho e precisa saber a verdade.
Nos próximos capítulos, o ricaço surpreenderá o coronel com uma visita surpresa, e deixará Tertúlio emocionado. “Não quero sua morte não, pelo contrário, quero que o coronel viva para ver esse sertão crescer e prosperar, por mais que o senhor não tenha muita simpatia por isso”, explicará José.
O fazendeiro dirá que ama sua terra mais do que a própria vida, mas não convencerá o “filho”, que dirá que o coronel estraga tudo com seu amor sufocante. Claro que o nome de Tertulinho (Renato Góes) entrará no meio e Tertúlio dirá que os dois têm bastante coisas em comum.
RESUMO DA SEMANA
TERÇA-FEIRA (15 DE NOVEMBRO)
Candoca salva a vida do Coronel. Tertulinho chora ao ver o pai desacordado, e Deodora tenta consolar o filho. Padre Zezo garante a Pajeú que nada acontecerá se ele acompanhar Floro Borromeu pacificamente. Candoca avisa a Deodora que o estado do Coronel é grave.
Tertulinho fala para José que descobrirá o culpado pelo atentado contra seu pai. Vespertino foge de Canta Pedra. Joel Leiteiro vê Anita quase beijando Mirinho e fica decepcionado. Timbó sugere que Floro Borromeu faça a reconstrução do crime do Coronel. Deodora decide cuidar da fazenda enquanto o marido está acamado.
QUARTA-FEIRA (16 DE NOVEMBRO)
Lorena conversa com Candoca sobre a festa de casamento. Tertulinho garante para a mãe que não concederá o divórcio a Candoca. Zahym desafia Maruan para um duelo. O Coronel volta para casa. Pajeú chega enquanto Mirinho conversa com Vespertino por telefone.
Deodora e José se enfrentam. Deodora orienta Tertulinho a resgatar as promissórias de Vespertino, antes de atentar contra sua vida. Jessilaine e Candoca ficam indignadas com a matéria sobre a fazenda Palmeiral no jornal de Eudoro Cidão. Começa o jogo de pôquer entre Vanclei e Firmino. Tertulinho manda os peões da fazenda encontrarem Vespertino. Deodora prepara um remédio para dar ao Coronel.
QUINTA-FEIRA (17 DE NOVEMBRO)
Ismênia estranha ao ver o calmante de Deodora. Firmino consegue vencer a partida contra Vanclei. Vespertino se surpreende com a presença de Pajeú em seu quarto. Deodora culpa Candoca pela piora no estado do Coronel, e a médica fica intrigada. Pajeú leva Vespertino para José, que insiste que ele se entregue à polícia. Laura entrega uma documentação para Tertulinho que pode prejudicar José.
Tertulinho exige que Floro Borromeu liberte Vespertino. Deodora dopa o Coronel. Latifa pede a ajuda de Timbó para atrapalhar o duelo entre Zahym e Maruan. Zaym atira contra Maruan, e Labibe se declara para o príncipe. Tertulinho questiona Candoca sobre seus sentimentos por ele. José encontra as promissórias de Tertulinho no cofre de Vespertino.
SEXTA-FEIRA (18 DE NOVEMBRO)
Tertulinho garante a Candoca que vai desmascarar José. Maruan não é atingido pelo tiro, e Labibe volta atrás em sua declaração. Vanclei se esconde de Quintilha. Candoca examina o Coronel e estranha o seu estado. Ismênia vê Deodora esconder o remédio que está dando para o marido, mas não fala com Candoca. Lorena critica Labibe por sua teimosia com relação a Maruan.
Vespertino passa as promissórias de Tertulinho para José. Timbó pega com Latifa o pagamento por ter salvado a vida de Zahym e de Maruan. Labibe fica tocada com a declaração que ouve de Maruan, mas tenta disfarçar. José não conta para Candoca sobre as promissórias e garante que Tertulinho não irá mais atrapalhar a vida deles. Deodora vai à casa de Pajeú.
SÁBADO (19 DE NOVEMBRO)
Deodora chama Pajeú para ser seu guarda-costas. Laura fala para Tertulinho que lhe apresentará alguém que pode ajudar na luta contra José. Timbó volta para casa, e Tereza o recebe com carinho. Firmino pede para Xaviera ajudá-lo a conquistar Lorena. Deodora tenta convencer Pajeú a aceitar sua proposta. Xaviera se abate com os comentários maldosos de Vanclei.
Candoca comenta com José sua desconfiança sobre o estado do Coronel. Tertulinho leva Laura para conhecer Deodora. Catão leva Eudoro Cidão à suposta lavoura orgânica da fazenda Palmeiral, e o jornalista registra o local. Sabá Bodó recebe as fotos e se anima para usar a informação a seu favor. Candoca encontra as promissórias de Tertulinho na pasta de José.