Após a revelação de seus segredos mais profundos, o Coronel Tertúlio (José de Abreu) foi se confessar na Igreja e ainda terá um piripaque nervoso em ‘Mar do Sertão’.
O surto acarretará em uma mudança de comportamento do todo-poderoso, que alterará seu testamento para deixar alguns bens para seus funcionários: Catão (Déo Garcez) receberá parte das terras o Coronel e Joel (Matteus Cardoso), demitido sem um tostão no bolso, ganhará a vaca leiteira do ex-patrão.
A decisão surpreenderá a todos, mas terá uma pessoa que não gostará nada disso: Deodora (Debora Bloch). A vilã vai arquitetar um plano para internar o ex-marido, tentando desqualificar suas decisões dele. Ela ainda terá ajuda de Tertulinho (Renato Góes), que respaldará a mãe ao pedir que o pai faça um tratamento psiquiátrico.
De acordo com Candoca (Isadora Cruz), o senhor realmente precisará de um tratamento depois de desmaiar pelo estresse. No entanto, os motivos do primogênito não tem a ver com a preocupação pelo pai, e sim com os planos da mãe. José (Sérgio Guizé) até desconfiará do irmão, mas não tomará qualquer atitude sobre o assunto.
Tertúlio quase conseguirá driblar o esquema da ex-mulher ao dividir a herança entre os dois filhos. No entanto, Zé Paulino recusará o dinheiro do pai, que ficará todo para Tertulinho – seguindo o que havia sido idealizado por Deodora.
MARUAN E LABIBE
O amor de Maruan (Pedro Lamin) e Labibe (Theresa Fonseca) não tem paz em ‘Mar do Sertão’!
Desta vez, os pombinhos terão que lidar com a rejeição de Sheik Omar (atores não divulgados), pai do príncipe, à união.
Tudo piorará quando a mocinha ficar sabendo de tudo por meio de Kaleb Zafir, que lhe dirá que o ricaço inclusive pediu que os dois se afastassem.
Desesperada, ela irá tirar satisfações com o noivo, que ficará em maus lençóis. Para provar seu amor, ele colocará o assessor do pai contra a parede e o expulsará de Canta Pedra.
Labibe ficará impressionada com a coragem do noivo e o surpreenderá com um beijo apaixonado. Maruan aproveitará o momento para garantir que não vai se separar da mocinha, apesar da insistência de seu pai.