‘Mulheres Apaixonadas’ foi a escolhida para substituir ‘O Rei do Gado’ no Vale a Pena Ver de Novo. De acordo com informações do colunista Duh Secco, a novela de Manoel Carlos estreia em 29 de maio. O folhetim foi exibido originalmente em 2003, na faixa das 21h, com um total de 203 capítulos. A trama já foi reprisada na emissora entre 2008 e 2009. No Viva, ganhou uma reapresentação de 2020 a 2021, e foi incluída no catálogo do Globoplay no mesmo ano.
A novela contou com nomes como Regina Braga, Carolina Dieckmann, Erik Marmo, Carol Castro, Palomma Duarte, Camila Pitanga e Carolina Kasting, entre outros no elenco. A trama mostrava a história de Helena (Christiane Torloni), diretora de uma escola e mulher do saxofonista Téo (Tony Ramos). Ele e Lorena (Susana Vieira), sua irmã, eram os donos do local focado em educação. A protagonista de ‘Mulheres Apaixonadas’ teve uma relação intensa com o médico César (José Mayer) antes de se casar.
A personagem de Christiane Torloni tem duas irmãs, Hilda (Maria Padilha) e Heloísa (Giulia Gam). Hilda é casada com Leandro (Eduardo Lago) e descobre um câncer. Já Heloísa é obcecada pelo marido, Sérgio (Marcello Antony), e comete loucuras por causa de seus ciúmes.
Lorena era mãe de Vidinha (Júlia Almeida) e Diogo (Rodrigo Santoro) e ex-mulher de Rafael (Cláudio Marzo). Ela se envolve com Expedito (Rafael Calomeni), um homem mais bem mais novo do que ela. ‘Mulheres Apaixonadas’ marcou a estreia de Bruna Marquezine em novelas. A atriz foi a intérprete de Salete, filha de Fernanda (Vanessa Gerbelli), mulher com quem Téo se envolveu.
O folhetim também abordou questões como alcoolismo, pela história da personagem Santana (Vera Holtz). Além disso, também havia uma abordagem sobre violência doméstica, pois a professora Raquel (Helena Ranaldi) era espancada pelo marido, Marcos, personagem de Dan Stulbach.