A novela ‘Renascer’ entrou em sua reta final! Os telespectadores da trama, que chega ao fim no dia 6 de setembro, não escondem a expectativa sobre o final de José Inocêncio (Marcos Palmeira). E, ao que tudo indica, o destino do fazendeiro terá mudanças em comparação à versão original, de 1993.
Já nesta semana, o protagonista começa a definir seu rumo. No capítulo previsto ir ao ar no dia 19, ele surpreende ao pedir para para Inácia (Edvana Carvalho) se desfazer da manta de Maria Santa (Duda Santos). Antes sente a presença da mulher falecida faz um pedido: “Você jurou que vinha me buscá, Maria Santa… Eu vô lhe esperá mais essa noite… depois eu desisto!”
Ainda na vida amorosa, a primeira grande alteração é que, ao que parece, o personagem não irá reatar seu casamento com Mariana (Theresa Fonseca). O motivo para isso é o encontro com Aurora (Malu Mader). É na fazenda da empresária, no Espírito Santo, que ele irá se manter por um período.
Ele decide ir ao local após saber, por Damião, que Egídio (Vladimir Brichta) está tramando sua vida. “Eu já tava precisando de um motivo pra ir atrás de Aurora… acho que ele acabou de me dar o pretexto que eu tava buscando”, diz o produtor de cacau.
A estadia no local serve para escapar da temida terceira tocaia. Entretanto, o final de José Inocêncio em ‘Renascer’ passa diretamente pela armadilha. Quando volta a Ilhéus, ele é surpreendido por um tiro — que ainda não tem autor definido, mas deva ser cumprindo ordens de Egídio.
Inocêncio ficará paraplégico após o disparo. Na primeira exibição da novela, escrita por Benedito Ruy Barbosa, quem cuidou do fazendeiro foi Mariana. Desta vez, será Aurora, que vai dividir a responsabilidade com Inácia (Edvana Carvalho).
Morte e perdão
Em comum com a versão original, o fazendeiro deve morrer nas últimas cenas de ‘Renascer’. E a passagem só ocorrerá após o mandatário pedir perdão ao filho mais novo, João Pedro (Juan Paiva). O jovem aceita as desculpas do pai.
Além disso, para evitar prolongar o sofrimento de Inocêncio, o caçula vai tirar o facão dos pés do Jequitibá-Rei. No início da trama, o protagonista, ainda interpretado por Humberto Carrão, fincou a arma branca nos pés da árvore e prometeu que seria guiado por toda sua vida.