Helena Ranaldi é a intérprete de Raquel em ‘Mulheres Apaixonadas’. A atriz viveu uma cena dramática após ser escorraçada em ‘A Favorita’. Em entrevista enviada pela Globo à imprensa, ela afirmou que a cena que mais a marcou na novela é a que Dedina, sua personagem, é expulsa de casa. A professora é casada com Elias (Leonardo Medeiros) e acaba se envolvendo com Damião (Malvino Salvador), amigo de seu marido.
O drama de Dedina foi importante na carreira de Helena Ranaldi. No momento em que o prefeito descobre a traição da mulher, a expulsa de casa sem nada. Dedina é desprezada pela população da cidade de Triunfo e vai morar na praça. “A trajetória da personagem é importante para um ator. Essas mudanças no desenho dramatúrgico e todo o escândalo que isso gera na vida dela, até o final trágico, foram muito estimulantes para mim. Adoro interpretar personagens mais dramáticos”.
A professora tem uma pneumonia grave, que toma conta de seus pulmões, e só consegue pedir desculpas a Elias e ao amante antes de morrer no final de ‘A Favorita’. “Dedina vive o conflito de manter uma relação extraconjugal com um amigo do marido e isso foi bem marcante”, disse a artista. Na época, em agosto de 2022, a novela estava sendo reexibida no Vale a Pena Ver de Novo e Helena contou que estava revendo e sendo bastante autocrítica com seus trabalhos.
Fora da TV, a atriz produziu um filme pela primeira vez: ‘Cordel do Amor Sem Fim’, que deve ter sua estreia em setembro deste ano. No período em que está longe das novelas, ela apareceu nas séries ‘As Canalhas’ (2013-2015), exibida no GNT, ‘O Mecanismo’ (2018-2019), uma produção da Netflix, ‘Carcereiros’ (2017-2021), da Globo, e ‘O Doutrinador’ (2019), do Space. Além disso, se dedicou ao teatro, realizando até 2019, seis peças diferentes.