Rita Lee morreu na noite da última segunda-feira (8) aos 75 anos, em São Paulo (SP). A artista lutava contra o câncer de pulmão há quase um ano. A informação foi confirmada pela família da artista via comunicado nas redes sociais. Ela deixa para trás o marido Roberto de Carvalho e os filhos Roberto, João e Antônio.
“Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no final da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou (…) Nesse momento de profunda tristeza, a família agradece o carinho e o amor de todos”, escreveram.
Foi informado que o velório de Rita Lee será aberto ao público no Planetário do Parque Ibirapuera, na próxima quarta-feira (10), das 10h às 17h. Em seguida, o corpo da cantora será cremado em uma cerimônia particular aos mais próximos.
Confira a publicação completa sobre a morte de Rita Lee:
LUTA CONTRA O CÂNCER
Rita Lee descobriu o câncer aos 73 anos, em maio de 2021, quando passava por exames de rotina. Os médicos detectaram um tumor primário no pulmão esquerdo, e ela deu início aos tratamentos de imuno e radioterapia.
Em abril de 2022, Beto Lee, filho da cantora, celebrou a recuperação da mãe, afirmando que Rita Lee estava curada da doença. “A cura da minha mãe me emocionou pra c*ralho. Melhor notícia de todos os tempos. Manteve a cabeça erguida, com vontade de lutar e encarou tudo com seu bom humor habitual, tanto que apelidou o tumor de ‘Jair’. That’s Rita”, escreveu ele na época.
No entanto, a cantora apresentou piora no estado de saúde e precisou ser internada novamente em fevereiro de 2023. Não foram divulgados detalhes sobre a gravidade do quadro na época em respeito à sua privacidade.
RAINHA DO ROCK
Rita Lee foi um dos nomes mais importantes da Tropicália, movimento musical brasileiro dos anos 1960 e 1970. Nascida em 31 de dezembro de 1947, na capital paulista, a cantora vendeu mais de 60 milhões de discos durante sua carreira, tornando-se a brasileira que mais vendeu discos na história do Brasil. Em 2022, foi homenageada no Grammy Latino pelo conjunto de sua obra artística.
Considerada por muitos a “Rainha do Rock Brasileiro”, Rita Lee disse, em entrevista à revista Rolling Stone Brasil, em novembro de 2022, que preferia o título “Padroeira da Liberdade”.