Sob alerta meteorológico: temporais atingem Rio Grande do Sul com ventos fortes e queda de granizo registrada em algumas regiões
Mais uma vez, o estado do Rio Grande do Sul está sob alerta meteorológico. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Defesa Civil emitiram alertas para chuvas volumosas, com precipitações entre 80 e 150 milímetros, podendo chegar a até 180 mm em algumas áreas. A previsão também inclui rajadas de vento de até 80 km/h, o que traz riscos de alagamentos, transbordamento de rios e deslizamentos em diversas cidades gaúchas.
Na madrugada desta terça-feira (24), algumas cidades, como Quaraí, na Região da Fronteira Oeste, registraram a queda de granizo, mas até o momento não foram reportados danos significativos. O fenômeno foi observado por volta das 3h da manhã, e os moradores já começam a se preparar para novos eventos climáticos nas próximas horas.
Segundo a Climatempo, os temporais no Rio Grande do Sul são causados pelo encontro de uma massa de ar quente com frentes frias, que ficam bloqueadas na região. Esse tipo de condição intensifica as tempestades, principalmente quando há o acúmulo de umidade.
O Inmet emitiu quatro alertas válidos até quinta-feira (26), que destacam tanto o risco de temporais no Rio Grande do Sul quanto a possibilidade de uma onda de calor. Algumas cidades que estão em maior risco para alagamentos e deslizamentos incluem Aceguá, Bagé, Canguçu, Dom Pedrito e outras na Campanha e Fronteira Oeste. Nessas áreas, a expectativa é de chuvas de até 82 mm, o que pode comprometer as condições das estradas e o abastecimento.
Para os moradores da região, é importante acompanhar as atualizações dos órgãos oficiais e redobrar os cuidados com a segurança, já que a intensidade dos temporais pode variar ao longo dos dias, com novos eventos de queda de granizo ou rajadas de vento.
Leia também:
O calor sufocante não vai acabar? Massa de ar quente eleva as temperaturas
Primavera 2024: calor vai voltar? Saiba o que esperar da nova estação