Em um ano com oito planetas assim, como será essa influência astrológica?
Planeta retrógrado é todo aquele que, quando visto da Terra, dá a impressão de andar para trás, apesar de não ser verdade. Acontece que esse suposto movimento muda completamente o ambiente astrológico, tendo grande importância no mapa astral.
"Ele nos motiva a refletir e trabalhar, dentro de nós, aquilo que está à nossa frente, em vez de ir em busca de algo novo", explica a professora de astrologia Vanessa Alvaiz, em entrevista à AnaMaria Digital.
Segundo ela, todos os planetas podem ficar em movimento retrógrado, isto é, aparentemente andando para trás. Somente o Sol e a Lua não fazem isso.
"Um planeta retrógrado é como se fosse uma 'disciplina pendente', indicando que as áreas representadas pela casa e pelo signo em que ele se encontra serão temas de aprendizagem", explica.
Funciona, de acordo com Vanessa, como uma época para 'reavaliar' e 'reajustar' a nossa postura perante a vida familiar e profissional, além de amor e saúde, entre outros.
A astróloga alerta ainda que, durante o período em que o planeta está retrógrado, fica difícil tomar decisões, pois não estamos com a visão correta sobre o assunto. "A sugestão é aproveitar o momento para refletir, perceber, vivenciar e se preparar para mudanças", conta.
De acordo com Vanessa, astrologicamente já era sabido que teríamos grandes desafios em 2020, pois será um ano com oito planetas retrógrados, seis eclipses e grandes conjunções que há muito tempo não víamos. Ufa!
MAS O QUE ESPERAR EM MAIO?
A fila de planetas retrógrados que está a caminho já começa a dar sinais. No dia 24 de abril, Plutão, o menor planeta do sistema, parou e agora só volta seu movimento direto em 4 de outubro. Isso nos coloca a refletir sobre poder e controle.
"Apesar de naturalmente ficar retrógrado todos os anos, por cerca de seis meses, sentiremos um impacto maior em 2020 dado o nosso cenário, as nossas dúvidas e qual será o novo direcionamento a seguir", explica.
Como o planeta está intimamente ligado a cura, regeneração e ao caos, é comum ter comportamentos compulsivos (vícios). "Plutão também remete às nossas sombras, aquelas sujeirinhas que colocamos debaixo do tapete. Portanto, quando esse planeta está retrógrado, as sujeiras vêm à tona", observa Vanessa.
Verbo de Plutão: Crer.
SATURNO VEM AÍ!
Foto: Pixabay
Em 11 de maio, será a vez de o planeta Saturno ficar retrógrado. Ele permanecerá até 29 de setembro. Considerado um planeta de ordem social, sua presença traz cobranças (nem sempre financeiras) e firmeza nas disciplinas.
"É a expressão e a manifestação da maturidade do indivíduo, ou o eu racional e objetivo. O ser toma consciência de suas limitações. Reúne, sintetiza, concentra, interioriza e aperfeiçoa-se", complementa a astróloga.
Por conta da organização social, Saturno ajuda a descobrir, de forma íntegra, suas verdadeiras motivações: “Também adquire consciência de si mesmo, traz rigor e domínio dos elementos próprios do seu destino, e auxilia na percepção do seu livre-arbítrio”.
Verbo de Saturno: Saber.
REFLETINDO COM VÊNUS
Foto: Pixabay
Vênus, classificado entre os planetas pessoais, ficará retrógrado de 13 de maio a 25 de junho. Ele nos obriga a parar e refletir sobre os aspectos passados de nossa vida amorosa, além de trazer questões sobre como está o relacionamento com nós mesmos e com nosso parceiro. DR à vista!
“Vênus é a expressão e a manifestação dos sentimentos e das motivações do indivíduo, seu eu emocional. Neste momento em que tantos casais estão bem mais próximos, vamos perceber melhor como estamos lidando com o amor”, diz a profissional.
Para quem precisou adiar o casamento por conta da pandemia de coronavírus, é uma boa notícia. Não é o momento de decisões, mas sim de reflexões.
Verbo de Vênus: Amar.
JÚPITER QUER O MUNDO
Foto: GustavoAckles/Pixabay
Por fim, Júpiter para em 14 de maio e volta em 12 de setembro. Considerado o planeta de bons propósitos e da expansão, sua presença é sinal de grandes desafios pela frente. Também se associa à fé, religião e a novas maneiras de termos ligações com nosso lado espiritual e forças superiores.
Apesar de retrógrados, Alvaiz esclarece que esses tipos de planetas são grandes mestres que nos ensinam e auxiliam na evolução como ser humano.
“São momentos bons de um olhar mais profundo para nós, para o outro e para o cenário. O movimento é mais lento e observador, porém de grande valia. Vamos aproveitar, já que 2020 está nos auxiliando para esse momento”, garante.
Verbo de Júpiter: Aproveitar.