Assim como nós, os animais também sofrem quando o dia está quente. Para garantir o bem-estar deles nesta época do ano, valem alguns cuidados. O calor excessivo pode dar hipertermia, que é quando a temperatura do corpo se eleva demais. Essa condição causa desmaios, convulsões e até morte. Confira as recomendações de Gabriela Muniz, veterinária da clínica Cuidar, de Belo Horizonte.
Hidratação – espalhe vasilhas com água pela casa para ele tomar sempre que sentir sede. Além disso, na hora
do passeio, leve uma garrafinha cheia para refrescá-lo.
Caminhada – Evite sair entre 10h e 17h, quando o sol está mais forte. E tenha sempre cuidado com chão muito quente – as patinhas dos animais de estimação são muito sensíveis e podem até queimar.
Filtro solar – Os pets também podem ter câncer de pele, sabia? Então, a recomendação é aplicar filtro solar (específico para animais) nas partes com menos pelos, como nas pontas das orelhas, barriga e nariz.
Alimentação – Durante o verão é normal eles perderem o apetite, assim como acontece com a gente. Então, passe a oferecer ração várias vezes ao dia.
Tosa – Ninguém veste casaco no verão e, para os bichinhos, também é um sofrimento passar pela estação cobertos de pelos. Providencie uma tosa pra ele!