Levantamento aponta cenários distintos do primeiro estudo sobre as eleições de 2022
Foi divulgada uma nova pesquisa do instituto Datafolha sobre as intenções de votos dos brasileiros nas eleições de 2022, na última quinta-feira (24). O levantamento trouxe novos possíveis cenários para o pleito, de modo que não poderá ser comparável com o estudo feito anteriormente.
Desta vez, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera na disputa pela presidência da república com 43%. Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo lugar, com 26% das intenções de voto.
Depois, o ex-juiz Sérgio Moro (Podemos) tem 8%, Ciro Gomes (PDT) tem 6% e João Doria (PSDB) tem 2%. A pesquisa foi realizada com 2.556 eleitores. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Vale destacar que a nova pesquisa não houve consulta ao nome do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), do senador Alessandro Vieira (PSDB-SE) e do ex-ministro Aldo Rebelo (sem partido), que desistiram de disputar a Presidência. Além disso, foram apresentados cenários diferentes com e sem a presença do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Isso porque o PSDB ainda não definiu se ele ou Doria será o candidato para as eleições deste ano.
Para completar, em uma pesquisa espontânea, em que os entrevistados não recebem sugestões de candidatos para escolher, Bolsonaro chegou a 23% das intenções de voto. Lula, por sua vez, foi lembrado por 30% dos eleitores.
Na pesquisa anterior, divulgada em dezembro de 2021, Lula tinha vantagem o suficiente para vencer já no primeiro turno do pleito.
De acordo com o estudo, o petista tinha 48% das intenções de voto, enquanto Jair Bolsonaro tinha 22%. A chamada terceira via apontava Sérgio Moro (Podemos) com 9%, Ciro Gomes (PDT) com 7% e João Doria (PSDB) com 4%. Brancos e nulos somavamm 8%. Outros 2% disseram não saber em quem votar.
Em quem você pretende votar na próxima eleição para presidente?
- Lula
- Jair Bolsonaro
- Sergio Moro