No Carnaval 2024, pela primeira vez, a TV Globo passou a fazer a transmissão do evento pelas equipes de entretenimento, e não mais por jornalistas, como foi feito durante anos até 2023.
Para este ano, a transmissão dos desfiles de São Paulo e do Rio foram feitas por uma mesma equipe composta por profissionais do entretenimento e do esporte, setores flexíveis para publicidade, algo proibido no jornalismo.
No estúdio, a narração foi de Alex Escobar e Karine Alves, do núcleo de esportes. Os comentários foram feitos por Milton Cunha. Já o trabalho exercido diretamente da avenida foi feito, majoritariamente, por profissionais como o influenciador Vítor diCastro e por atores ou atrizes, como Dandara Mariana.
Hoje tem carnaval da globo 🥹 pic.twitter.com/iKvNxwuHke
— Vítor diCastro (@vitordicastro) February 10, 2024
Diretor de gênero de variedades e reality show da emissora, Boninho não pareceu se importar com as críticas que a transmissão dos desfiles recebeu este ano, tanto de profissionais, quando nas redes sociais. Na última terça-feira (13), ele concedeu uma rápida entrevista à Veja, no Sambódromo da Sapucaí, onde negou ligar para as reclamações de grande parte do público.
“Eu sou o diretor. Estou amando tudo. Não estou nem aí para as críticas”, afirmou ao lado da esposa, Ana Furtado.
REDES SOCIAIS
Nas redes sociais, os internautas também criticam o trabalho feito pela emissora durante as transmissões e enfatizaram a falta de informações sobre o que acontecia nos desfiles. Outros ainda sentiram saudades de jornalistas qque costumavam ‘bater cartão’ para cobrir o Carnaval na Globo, como Mariana Gross.
eu assisto o desfile das escolas de samba desde criança e não lembro de uma transmissão tão ruim quanto a desse ano. essa é a pior transmissão do carnaval que a globo já fez. tudo ruim demais! #globeleza
— ralfer (@ralferr) February 12, 2024
DUVIDO na Globo ter alguém mais bem informado sobre os bastidores do carnaval do que o nobre e carismático Diego Haidar! Mariana Gross tbm é outra craque!
Mas, o que a Globo faz? Mete um monte de promoters (influencers), na transmissão do Carnaval RJ. pic.twitter.com/QDFOagn2Zj
— Andy (@allah_andy) February 12, 2024
REPÚDIO À TRANSMISSÃO
Na última segunda-feira (12), último dia de desfile, a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) divulgou uma nota criticando a transmissão do Carnaval 2024 feita pela emissora líder de audiência. A organização ainda afirma que os entrevistadores despreparados e desinformados foram a causa dos erros cometidos nas transmissões ao vivo.
“Ao abrir mão de repórteres, a emissora detentora do direito comercial de transmissão deixou as/os espectadores sem informações cruciais sobre a festa”, escreveram.
Em nota, ainda enfantizaram o papel do jornalista durante um evento nacional. “Ao valorizarmos o
trabalho dos jornalistas durante o Carnaval, fortalecemos não apenas a liberdade de imprensa, mas também a nossa compreensão mais profunda das complexidades culturais e sociais que moldam essa festividade tão emblemática”, enfantizaram.