Deputados pedem a retirada de obra de arte de Centro Cultural no Rio de Janeiro
Obra exibida no Centro Cultural Hélio Oiticica, localizado no Rio de Janeiro, recebeu um pedido de censura por parte de alguns deputados estaduais, na tarde desta sexta-feira (21).
Segundo o jornal ‘O Globo’, Capitão Paulo Teixeira, eleito deputado estadual, emitiu um pedido para o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, requisitando a retirada de exibição da obra de Órion Lalli que mostra a imagem da Virgem Maria com um órgão genital masculino e o seio nu.
Além da exposição dos órgãos, a peça, que compõe um grupo de obras que procuram fazer referência à AIDS, é acompanhada da frase "Deus acima de tudo, gozando acima de todos".
Vale lembrar que Márcio Gualberto, parlamentar, usou as redes sociais para questionar a instituição e os autores das produções artísticas. Além disso, o político do PSL fez um texto declarando a sua opinião sobre a produção.
"O espaço, da Secretaria Municipal de Cultura do Município, dedicado à diversidade da produção artística contemporânea, exibe um absurdo escárnio da fé cristã. Um ultraje aos símbolos religiosos e até mesmo a valores caros ao Presidente da República. Isso é liberdade de expressão? Vou pedir explicações aos responsáveis pelo espaço e à Prefeitura do Rio de Janeiro", afirmou.
Após a requisição dos políticos, a secretaria municipal da Cultura aumentou a classificação indicativa da exposição de 10 anos para 16. Entretanto, as obras permanecem sendo exibidas para o público, uma vez que afirmaram não ter recebido uma prescrição de retirada. Procurados pelo jornal, a prefeitura não deu declarações sobre o caso.
Confira:
Foto/ Reprodução