AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Faustão recebe transplante de coração e passa bem; procedimento foi realizado 'com sucesso'

Faustão está internado desde o dia 05 de agosto para tratar uma insuficiência cardíaca

Da Redação Publicado em 27/08/2023, às 17h01 - Atualizado às 19h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Faustão passou por cirurgia de transplante de coração - Foto: Reprodução/Band
Faustão passou por cirurgia de transplante de coração - Foto: Reprodução/Band

Fausto Silva, o Faustão, passou por um transplante cardíaco neste domingo (27), segundo boletim médico divulgado pelo Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo (SP), onde ele está internado desde o dia 05 de agosto para tratar uma insuficiência cardíaca

Conforme a instituição, a cirurgia aconteceu no início desta tarde e durou cerca de 2h30: "O Einstein foi acionado na madrugada de hoje, quando foi iniciada a avaliação sobre a compatibilidade do órgão, levando em consideração o tipo sanguíneo B. O procedimento foi realizado com sucesso", diz em nota.

Os médicos responsáveis informaram que, mesmo a cirurgia tendo tido êxito, Faustão permanecerá na UTI por um tempo até receber alta, pois “as próximas horas são importantes para acompanhamento da adaptação do órgão e controle de rejeição”.

POR QUE FAUSTÃO PRECISOU DE UM TRANSPLANTE DE CORAÇÃO?

AnaMaria Digital conversou com o cardiologista João Vicente da Silveira, do Hospital Sírio Libanês, também em São Paulo (SP), para entender quais são os riscos do quadro clínico que Faustão teve e o motivo dele ter precisado de um transplante de coração.

O especialista explica que a insuficiência cardíaca se dá quando o coração perde a capacidade de exercer suas funções: “O coração é um músculo que bombeia sangue para o corpo. Quando está com insuficiência cardíaca, o indivíduo sente um cansaço extremo com o mínimo esforço”.

A internação é necessária quando o paciente não reage bem os remédios administrados em casa: “Existem medicamentos para tratamento insuficiência cardíaca, com resultados ótimos. Só que, quando o coração está muito fraco, o órgão acaba não respondendo ao tratamento”.

O procedimento padrão em casos mais graves é a administração de neurotransmissores na veia para a aceleração temporária do coração e a implantação de um marca-passo (ressincronizador). Quando nenhum dos tratamentos funciona, existe a necessidade do transplante de coração