Se alguém ainda não se decidiu se prefere ‘Barbie‘ ou ‘Oppenheimer‘, a boa notícia é: ainda dá tempo. Em aquecimento para o Oscar 2024, os filmes protagonistas de 2023 retornaram aos cinemas na última quinta-feira (25) e novas sessões de exibição foram adicionadas às grandes telas em todo o Brasil.
Ambos os títulos estrearam no dia 21 de julho e protagonizaram o fenômeno denominado nas redes sociais como “Barbenheimer“, uma competição entre os fãs dos filmes que transcendeu às telas para os palcos das renomadas premiações cinematográficas.
Nos cinemas, o filme de Greta Gerwig, que não foi indicada à categoria de Melhor Direção, levou a melhor e teve a maior bilheteria de 2023. No entanto, nas premiações, ‘Oppenheimer’ tem se destacado e, após o Golden Globes e o Critics Choice Awards, o filme se tornou o favorito ao Oscar.
Apesar de não ter sido indicado para algumas das principais categorias do Oscar, America Ferrera, que interpretou uma funcionária da Mattel que se tornou amiga da Barbie no filme, foi indicada como “Melhor Atriz Coadjuvante”, e Ryan Gosling, intérprete do Ken, concorre ao prêmio de “Melhor Ator Coadjuvante”.
Já ‘Oppenheimer’ lidera a disputa, concorrendo em 13 categorias, enquanto ‘Barbie’ recebeu apenas oito indicações. Além do principal vencedor da temporada de premiações, a produção de Christopher Nolan, que volta a trabalhar com Cillian Murphy e Emily Blunt, é uma cinebiografia de J. Robert Oppenheimer, físico criador da bomba atômica.
A cerimônia de premiação está prevista para acontecer no dia 10 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos, a partir das 20h.