AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Últimas Notícias / SAÚDE MENTAL

Divórcio de Sandy: Como superar um término após tanto tempo juntos?

Divórcio de Sandy e Lucas Lima pegou o público de forma desprevenida e causou reflexão

Sandy e Lucas Lima - Foto: Reprodução/Instagram
Sandy e Lucas Lima - Foto: Reprodução/Instagram

Sandy e Lucas Lima decidiram por fim ao casamento após passarem 24 anos sendo um casal e 15 de uma união oficial em cartório. O término chocou o público, que passou a pensar quais serão os próximos passos da artista em sua vida pessoal.

A AnaMaria Digital conversou com o psicólogo Yuri Busin, mestre e doutor em neurociência do comportamento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, para aconselhar de que forma as pessoas podem lidar com uma situação similar a essa, do fim tão tardio de um matrimônio.

Para Yuri é importante entender primeiramente que términos de relacionamento sempre serão tristes e doidos. "É o fim de um ciclo. Existe até analogias de que é o luto de uma pessoa viva, porque geralmente uma das partes acaba saindo mais triste do que a outra", disse o especialista.

Aprender a lidar com esse processo de luto e se adaptar às novas mudanças é importante e o acompanhamento psicológico, por meio da terapia, principalmente após longos relacionamentos ou casamentos, como o de Sandy, pode ajudar. 

Caso não seja possível e ainda que o sofrimento seja inevitável ao fim de qualquer tipo de relação humana, é essencial que ambas as partes mantenham uma relação respeitosa, para evitar que se machuquem ainda mais. 

O especialista ressalta ainda a importância para que após um término longo, os indivíduos façam uma manutenção no autocuidado e amor próprio. "Isso porque dentro de um relacionamento, muitas vezes, não conseguimos nos olhar com toda atenção e carinho que precisamos e acabamos nos anulando".

OUTRAS DICAS

A psicanalista e terapeuta sexual e comportamental Cris Pereira, concorda com essa afirmação. Ao ND+ ela disse que é essencial que a mulher retome a convivência com os amigos, muitas vezes negligenciados durante o relacionamento, e construa novas amizades. 

"Além disso, é importante concentrar-se nos próprios objetivos e ocupar a mente com atividades como cursos, desenvolvimento de carreira, hobbies ou viagens", indica. Cris afirma que quando a mulher estiver pronta, ela deve se permitir a conhecer novas pessoas para se relacionar novamente.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!