As inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2021 começaram nesta quarta-feira (30) e vão até o dia 14 de julho, às 23h59. O cadastro está aberto para prova impressa e digital.
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que é responsável pelo Enem, marcou o exame para os dias 21 e 28 de novembro. Tanto a versão impressa quanto a digital acontecerão nas mesmas datas.
A inscrição deve ser realizada no site: https://enem.inep.gov.br/participante/. Vale lembrar que, após realizar o cadastro, é preciso pagar a taxa de R$ 85 até o dia 19 de julho. Mesmo que conseguiu a isenção precisa se inscrever.
Durante a inscrição, você terá que preencher seus dados, informar se precisará de atendimento especializado no dia da prova, poderá escolher entre inglês e espanhol para fazer parte da prova de linguagens, códigos e suas tecnologias e terá que responder a um questionário socioeconômico.
As inscrições para o Enem 2021 estão abertas. Os interessados podem se inscrever no exame pela Página do Participante, até o dia 14 de julho. A taxa de inscrição é de R$85. Confira o passo a passo para ajudar no processo de inscrição: https://t.co/3AnjwMnXOi pic.twitter.com/g3p6gG1NKL
— Inep (@inep_oficial) June 30, 2021
IMPRESSA E DIGITAL
A edição digital tem 101.100 vagas, que serão preenchidas por quem está no terceiro ano do ensino médio ou para quem já concluiu. Essa versão é aplicada em locais de prova. Ou seja, não existe a possibilidade de prestar o exame em casa.
A impressa, por sua vez, não tem limite de vagas, podendo ser realizada também por treineiro.
Ambas terão as mesmas questões e proposta de redação.
A PROVA
O Enem será realizada em dois finais de semana seguidos. No dia 21 de novembro, os estudantes terão que responder 45 questões de linguagens, 45 questões de ciências humanas e a redação.
Já em 28 de novembro, serão respondidas 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza.
PROTOCOLOS
Será obrigatório que os candidatos usem máscara durante a prova para evitar a contaminação por Covid-19. Além disso, o edital determina que seja usado álcool em gel na higienização das mãos.
O não cumprimento dos protocolos de prevenção leva à eliminação do candidato.