Registro é feito obrigatoriamente pelo cartório; cerimônia será em 18 de maio
Lula e a socióloga Rosângela da Silva, a Janja, vão se casar. A notícia vazou após os proclamas do casamento serem publicados no jornal Gazeta do ABCD, no último domingo (1º). De acordo com as informações, a cerimônia de união está marcada para 18 de maio, em local e horário não divulgados pela assessoria do petista.
Vale ressaltar que publicar os proclamas é algo obrigatório, de acordo com a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen). Ela, inclusive, deve ser impressa e afixada na sede do cartório de registro civil em que foi solicitada a habilitação do casamento e divulgada na imprensa local (se houver). O procedimento visa dar publicidade ao ato para verificar se não há qualquer tipo de impedimento para a realização do casamento.
"Luiz Inácio Lula da Silva e Rosângela da Silva. Ele natural de Garanhuns, estado de Pernambuco, nascido aos seis (06) de outubro de um mil novecentos e quarenta e cinco (1945), profissão metalúrgico, estado civil viúvo", diz a publicação.
"Ela natural de União da Vitória, estado do Paraná, nascida aos vinte e sete (27) de agosto de um mil novecentos e sessenta e seis (1966), profissão socióloga, estado civil solteira", complementou o jornal. Na publicação, o endereço apresentado pelos dois foi o do apartamento do ex-presidente em São Bernardo do Campo, na região do ABC.
O namoro de Lula e Janja teve início quando o ex-presidente ainda estava detido na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR). Este será o terceiro casamento de Lula, que ficou viúvo por duas vezes.
A primeira esposa dele, Maria de Lourdes da Silva, morreu dois anos após o casamento deles, em 1969, vítima de negligência médica, após complicações de hepatite e anemia.
Já sua segunda esposa, Marisa Letícia, foi casada com o petista entre 1974 e 2017, ano em que a ex-primeira-dama morreu após ser vítima de um AVC. Com ela, Lula teve quatro filhos: Marcos Cláudio Lula da Silva, Fábio Luís Lula da Silva, Luís Cláudio e Sandro Luís.