Onze crianças desenvolveram a ‘Síndrome do Lobisomem‘, condição caracterizada pelo crescimento de pelos de maneira desordenada pelo corpo. A hipertricose, como também é conhecida, foi causada pelo uso de loções contra a calvície, que contém minoxidil.
Todos os casos recentes aconteceram na Europa, após o contato de lactantes com a substância e pais que usam a substância por via tópica — ela também pode ser utilizada por via oral. Os efeitos nas crianças foram revertidos semanas após os adultos interromperem o uso do produto.
Ainda assim, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) determinou a inclusão do efeito colateral na bula de todos os produtos que apresentem o minoxidil em sua composição após os casos de Síndrome do Lobisomem.
Entenda a hipertricose – ou Síndrome do Lobisomem
A Síndrome do Lobisomem é uma condição rara que pode ser congênita (presente desde o nascimento) ou adquirida ao longo da vida. Fatores genéticos, doenças, como determinados tipos de câncer, e o uso de medicamentos podem desencadear a hipertricose.
Vale destacar que a condição não prejudica o desenvolvimento das crianças. No geral, as áreas mais afetadas são as bochechas e o centro do rosto. Normalmente, os únicos locais do corpo não afetados são as palmas das mãos e dos pés.
Casos da Síndrome do Lobisomem
Um dos casos mais famosos da Síndrome do Lobisomem é o de Adik Missclyen, da Malásia. A pequena viralizou nas redes sociais após compartilhar sua rotina vivendo com hipertricose. Além da doença, a menina também nasceu sem nariz e precisou passar por uma operação para abrir canais de respiração logo após o parto.
Vale destacar que o caso da menina malasiana é genético, ao contrário dos recentes gerados pelo uso de loções contra a calvície. Roland Jimbai, pai da menina, disse ao portal de notícias ‘Newsflash’ que temia levá-la a lugares públicos por conta da reação das pessoas. No entanto, o rei do país o encorajou: “Me disse para cuidar de Missclyen, pois ela é uma bênção de Deus”.
Outro caso famoso é o do mexicano Danny Ramos Gomez. Em entrevista à rede de televisão BBC, ele afirmou que não queria tirar os pelos do rosto por “fazer sucesso” com as mulheres: “Não acho que mudarei um dia. Todo mundo me ama desta maneira. E todos sempre irão me amar assim. Imagina se eu mudo meu rosto . Como saberiam quem eu sou?”, argumentou.