domingo,22 junho , 2025
Revista Ana Maria
  • Astrologia
  • Bem-estar
  • Beleza
  • na TV
  • Comportamento
  • Carreira
  • Dinheiro
  • Últimas Notícias
  • Receitas
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Astrologia
  • Bem-estar
  • Beleza
  • na TV
  • Comportamento
  • Carreira
  • Dinheiro
  • Últimas Notícias
  • Receitas
Sem resultado
Veja todos os resultados
Revista Ana Maria
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Notícias

Saiba como criar um storytelling para a sua apresentação

Redação EdiCase Por Redação EdiCase
18/10/2022
Em Notícias
Storytelling ajuda a contar histórias de forma inovadora e diferente (Imagem: Shutterstock)

Storytelling ajuda a contar histórias de forma inovadora e diferente (Imagem: Shutterstock)

Share on FacebookShare on TwitterEnviarEnviar

A técnica de storytelling não é necessariamente um conceito novo. Entretanto, está sendo mais visado e discutido atualmente, após o surgimento das mídias sociais, que mudaram a comunicação entre as empresas e o mercado consumidor, exigindo ideias inovadoras e diferentes para contar a história de suas marcas e produtos.

O que é storytelling?

O termo storytelling, traduzindo literalmente, nada mais é do que contar histórias. A técnica difundida em empresas de publicidade e meios de comunicação consiste em criar uma história relacionada à marca ou ao discurso para conquistar a empatia do público-alvo. 

PROPAGANDA

Logo, o storytelling é um processo que transforma a comunicação “em uma informação que desperte a curiosidade das pessoas e faça com que elas prestem atenção na mensagem”, explica Enrico Cardoso, co-fundador da Excited, empresa especializada em construção de marcas por meio do storytelling. 

LeiaMais

Ilustração de mulher gripada - Créditos: depositphotos.com / AntonLozovoy

Antes mesmo da gripe, esse sintoma silencioso já te enfraquece

18/06/2025
Festival de Parintins - Créditos: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Festival_Folclórico_de_Parintins.jpg

Você vai se apaixonar por esta cidade escondida no Norte do Brasil

17/06/2025

Utilizando storytelling em discursos  

Essa estratégia também pode ser facilmente explorada em discursos, para manter a atenção do público no que está sendo falado. O storytelling sempre foi utilizado nos roteiros dos filmes, por exemplo, e a indústria de games também usa essa técnica para envolver o seu público.  

PROPAGANDA

Prenda a atenção do interlocutor

Segundo Enrico Cardoso, saber contar histórias ajuda o comunicador a criar um vínculo com o seu interlocutor. “Quando transformamos discurso em uma história − coisa que Martin Luther King Jr. fazia muito bem −, nos conectamos com o nosso interlocutor porque, no momento que começamos a contar essa história, vamos construindo essa história em nosso subconsciente”, afirma Enrico Cardoso.  

Ou seja, dessa forma é possível prender a atenção do interlocutor, deixando a interação com o público mais natural. “No final do nosso discurso, as pessoas estarão tocadas, porque realmente sentiram o poder da nossa história”, incentiva. 

PROPAGANDA
Mulher de pé realizando apresentação para três pessoas sentadas
Um discurso precisa ter um roteiro para cativar o público (Imagem: Shutterstock)

Cative o público 

Para que o público consiga acompanhar seu discurso até o final, você precisa deixá-lo interessante do começo ao fim, e para isso é preciso ter algumas coisas em mente. “Antes de mais nada, o discurso não pode estar decorado. Ele precisa ter um roteiro, que é muito importante”, aconselha o co-fundador da Excited.  

Originalidade e linguagem corporal

Segundo Enrico Cardoso, o ponto mais importante de um discurso é a originalidade e a linguagem corporal. “Quando decoramos alguma coisa, parecemos um robô repetindo palavras que, muitas vezes, não surtem efeito nas pessoas que estão nos ouvindo”, ensina. 

Por que utilizar o storytelling? 

De acordo com Enrico Cardoso, quando as pessoas ouvem uma história elas começam a imaginar e pensar sobre o assunto e isso cria uma grande atividade cerebral. “Se existe um diferencial no storytelling que eu adoro é a alta atividade cerebral que ele produz no interlocutor”, entusiasma-se o co-fundador da Excited.

Como montar o discurso?

Segundo Enrico Cardoso, co-fundador da Excited, para estruturar bem um discurso, você precisa criar uma trama, ou seja, criar uma história que represente as suas ideias. Por isso, o que uma história (seja ela um discurso, uma apresentação, um vídeo ou um comercial) precisa para se conectar com as pessoas é: 

  • Incidente incitante: desarranja radicalmente o equilíbrio de forças na vida do protagonista e este deve reagir ao incidente incitante;
  • Complicações progressivas: são os desafios que aumentam e as complicações que vão mudando o curso da história e dando início à crise;
  • Crise: problemas, dúvidas, fases difíceis. Qual empreendedor nunca passou por aquela dificuldade que, pelo menos por um momento, o fez pensar em largar tudo?  
  • Clímax: é o ponto alto de tensão. O momento decisivo, o “vai ou racha”. O clímax acontece a partir do desenvolvimento de um conflito, imediatamente antes do desfecho. É o momento mais perigoso de uma história;
  • Resolução: o desfecho da história. O “foram felizes para sempre”. É a conclusão após o clímax, que coloca um ponto final à história.

O especialista ainda ressalta que para contar uma história que prenda o público é preciso ter em mente que as oscilações são o ponto chave do discurso. “Precisamos lembrar que o que conecta o público são os altos e baixos, as dúvidas, os problemas. Sem isso, nenhuma história faz sentido, porque não pode ter um final”, finaliza Enrico Cardoso. 

Tags: carreiraedicaseEmpreendedorismoTrabalho
ANTERIOR

Viviane Araújo confessa que quer voltar ao corpo que tinha antes da gestação

PRÓXIMO

Claudia Rodrigues acorda com manchas na pele e busca socorro às pressas

Redação EdiCase

Redação EdiCase

CompartilharTweetEnviarCompartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Como tornar sua casa mais inteligente? Foto: FreePik

Casa mais inteligente: veja equipamentos que prometem mudar a sua rotina!

22/06/2025
brasileira perdida em vulcão na Indonésia

Quem é a brasileira perdida em vulcão na Indonésia?

22/06/2025
Ilustração de sonho em preto e branco - Créditos: depositphotos.com / leungchopan

O fenômeno dos sonhos em preto e branco que te surpreende

22/06/2025
Epidemia de solidão. Veja como lidar. Foto: FreePik

Como combater a epidemia da solidão

22/06/2025
Ilustração de banco digital - Créditos: depositphotos.com / SergeyNivens

Você sabe mesmo o que diferencia bancos digitais dos tradicionais

22/06/2025
Casal vendo filme embaixo das cobertas - Créditos: depositphotos.com / VitalikRadko

Séries curtas para maratonar no fim de semana que você não pode perder

22/06/2025

GRUPO PERFIL – Argentina, Brasil, Uruguai, Chile, Estados Unidos, Portugal e Índia

AnaMaria |  AnaMaria Receitas | Aventuras na História | CARAS | CineBuzz | Contigo | Máxima | Perfil Brasil | Recreio | SportBuzz

Rede de sites parceiros:

Bons Fluidos | Holywood Forever TV  | Mais Novela | Manequim | Márcia Piovesan | Rolling Stone Brasil | Viva Saúde

PERFIL Brasil Av. Eusébio Matoso, 1.375 5º andar – CEP: 05423-905 | São Paulo, SP

Anuncie no Grupo Perfil +55 (11) 2197-2000 ou [email protected]

Clique aqui e conheça nosso Mídia Kit

Política de privacidade

Categorias

  • AnaMaria Testa
  • Astrologia
  • Atualidades
  • Beleza
  • Bem-estar e Saúde
  • Carreira
  • Casa
  • Comportamento
  • Dieta e Emagrecimento
  • Dinheiro
  • Diversos
  • DIY
  • Educação
  • Famosos
  • Maternidade
  • Moda
  • Programação da TV
  • Relacionamento
  • Tecnologia

Direitos Autorais Grupo Perfil. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Perfil.com Ltda.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Astrologia
  • Bem-estar
  • Beleza
  • na TV
  • Comportamento
  • Carreira
  • Dinheiro
  • Últimas Notícias
  • Receitas