'Cabocla' revive Brasil rural do século XX; relembre trama da novela que será reprisada no Edição Especial da TV Globo a partir de segunda-feira (26)
Exibida pela TV Globo entre 10 de maio e 19 de novembro de 2004, 'Cabocla' é uma novela que conquistou o público com seu enredo envolvente e personagens marcantes. Saiba tudo sobre a trama que será reprisada na faixa da Edição Especial, logo após o 'Jornal Hoje', a partir de segunda-feira (26)!
Essa não será a primeira vez que o folhetim retorna às telas da TV Globo. Depois do seu sucesso inicial, a novela foi reprisada no Vale a Pena Ver de Novo em 2008 e no Canal Viva entre 2019 e 2020. Com 167 episódios, a trama original, baseada no romance homônimo de Ribeiro Couto, foi criada por Benedito Ruy Barbosa e adaptada para uma nova versão por Edmara e Edilene Barbosa, filhas do autor.
A direção ficou a cargo de Fred Mayrink, André Felipe Binder e Pedro Vasconcelos, com a direção geral de José Luiz Villamarim e Rogério Gomes, e a direção de núcleo de Ricardo Waddington.
Com uma meticulosa pesquisa histórica, a novela 'Cabocla' recriou com precisão o ambiente rural brasileiro do início do século XX, embalada por uma trilha sonora sertaneja que complementa a atmosfera.
O enredo se passa na Vila da Mata e acompanha o romance entre Zuca (Vanessa Giácomo), uma cabocla, e Luís Jerônimo (Daniel de Oliveira), um jovem advogado carioca que se muda para a região para tratar de sua tuberculose.
O relacionamento deles é marcado por disputas políticas — já que desafia diversas convenções de 1918, época em que se passa a trama — e pelo ciúme de Tobias (Malvino Salvador), o noivo de Zuca.
A novela também destaca a rivalidade entre os coronéis Boanerges (Tony Ramos), primo de Luís Jerônimo e casado com Emerenciana (Patrícia Pillar), e Justino (Mauro Mendonça), que lutam pelo controle das terras e do poder local. Enquanto isso, os filhos desses dois rivais, Belinha (Regiane Alves) e Neco (Danton Mello), acabam se apaixonando, trazendo mais complexidade ao enredo.
O elenco de 'Cabocla' é um verdadeiro show a parte, contando com nomes como Eriberto Leão, Vera Holtz, Sebastião Vasconcelos, Maria Flor, Otávio Augusto, Jussara Freire, Carolina Kasting, Reginaldo Faria, Othon Bastos e Oscar Magrini.
Consagrado autor por trás de sucessos como 'Renascer' (1993) e 'Pantanal' (1990), Benedito Ruy Barbosa acompanhou minuciosamente o trabalho das filhas na adaptação, oferecendo correções e sugestões. Edmara Barbosa já trabalhava com o pai desde 1978 e tinha experiência com pesquisa histórica desde 'Os Imigrantes', exibida na TV Bandeirantes em 1981.
A produção, que foi ao ar pela primeira vez entre maio e novembro de 2004, também lançou diversos nomes hoje consagrados nas novelas: Vanessa Giácomo (Zuca), Malvino Salvador (Tobias), Alexandre Rodrigues (Zaqueu), estreiaram nos folhetins em 'Cabocla'.
A trilha sonora nacional da novela, elaborada por Marcelo Barbosa e Mariozinho Rocha, com produção musical de Alberto Rosemblitz, destacou-se pela inclusão de músicas sertanejas e modas de viola.
O repertório contou com artistas renomados como Rio Negro e Solimões, Rick e Renner, Cleiton e Camargo, Roberta Miranda e a dupla Zezé di Camargo e Luciano. A canção "Nosso Amor é Ouro" de Zezé di Camargo e Luciano se tornou um dos principais temas românticos da trama.
Outra curiosidade da novela é que o casal de protagonistas levaram o romance para fora das telas. Vanessa Giácomo e Daniel de Oliveira acabaram se envolvendo durante as gravações e, em 2006, decidiram morar juntos. O casamento durou oito anos, se encerrando em 2012. Raul, de 16 anos, e Moisés, de 13 anos, são frutos dessa união.
Leia também:
Mania de Você: Mariana Ximenes volta ao horário nobre com personagem 'vigarista'
José Inocêncio morre? Conflito inédito muda final de 'Renascer'
'Volta Por Cima': tudo o que sabemos sobre a próxima novela das 7