Com a ajuda da terapeuta, jovem conseguirá lembrar quem foi que lhe causou traumas quando era criança e o colocará atrás das grades
Petra (Débora Ozório) terá um momento de destaque nos próximos capítulos de 'Terra e Paixão', quando encarar e colocar seu abusador da infância na cadeia. Ela, que carrega traumas do passado, finalmente conseguirá identificar o homem que a violentou quando criança.
Trata-se de Dirceu (Eriberto Leão), o irmão de Irene (Gloria Pires), que voltará para Nova Primavera depois de 20 anos e ficará no pé de Petra, tentando uma aproximação da sobrinha. Ela, no entanto, estranhará o comportamento do tio e terá gatilhos com ele.
Será com a ajuda da terapeuta que Petra conseguirá identificar o tio como seu abusador da infância. Com isso, ela se unirá a Graça (Agatha Moreira) e, juntas, impedirão que Rosa (Maria Carolina Basilio) seja uma nova vítima dele. Tanto que o plano das duas terminará com Dirceu preso.
Aline relata a Caio que ficou assustada com o tom ameaçador de Agatha. Agatha fica irritada quando o médico solicita que Antônio faça um exame de sangue. Angelina expressa sua preocupação para Caio sobre as possíveis más intenções de Agatha em relação a Antônio. Petra ajuda Antônio depois que ele passa mal. Agatha conta a Frazão o que está fazendo para deixar o marido confuso. Ademir informa a Tadeu que a cooperativa pretende destituí-lo do cargo. Hélio acusa Agatha de ser criminosa por deixar Antônio debilitado. Agatha avisa a Hélio que Petra estará em perigo caso o filho não se case com ela.