Após colocar Tio Dirceu na cadeia, jovem conseguirá fazer as próprias escolhas e deixará o pai surpresa ao renunciar sucessão
Antônio (Tony Ramos) vai ficar em choque com a nova decisão de Petra (Débora Ozório), em 'Terra e Paixão'. Ainda que o fazendeiro tenha lhe pedido perdão pelos erros do passado e lhe dado a sucessão dos negócios da família, ela anunciará que está se divorciando de Luigi (Rainer Cadete).
"O Luigi é apaixonado pela Anely já faz um bom tempo, e eu não vou negar que ainda sou apaixonada pelo Hélio, mesmo que não vá ficar com ele depois de tudo que a gente descobriu...", explicará.
Antônio ficará furioso com a decisão e logo romperá o contrato nupcial que fez com o genro. O italiano ganharia R$ 1 milhão a cada ano de casado. Ainda que esteja de acordo com a separação, o gringo ficará desesperado e tentará voltar atrás diante da reação do sogro.
Mas, Petra estará determinada a acabar com o casamento. "Essa foi uma decisão consciente tomada por nós dois. Por que essa dúvida agora?", questionará ela. "Non é dúvida... É que io pensei meglio...", rebaterá ele.
"Pensou o que, se não tem nada pra pensar? Ou você tá do meu lado, ou não tá!", disparará a agrônoma, causando um verdadeiro climão diante dos pais.
Também é Natal em 'Terra e Paixão'! Caio explica a Kelvin o plano para visitar Aline. Teresinha consola Aline. Petra revela a Antônio que irá se separar de Luigi. Ramiro cai no plano de Caio e conta a Antônio que a família de Aline irá visitá-la na noite de Natal. Luigi flagra Anely e Natercinho juntos e sente ciúmes. Ramiro segue o carro de Caio, sem saber que são Rodrigo e Luana que estão no veículo. Caio, Jussara e João vão para o convento no carro de Rodrigo, para despistar Ramiro e Antônio. Petra decide passar o Natal com Hélio. Antônio fica furioso ao saber que foi enganado. Aline se emociona com a chegada da família ao convento.