A Polícia Civil já identificou os suspeitos envolvidos na morte de Henrique Marques de Jesus, de 16 anos. O corpo do turista morto em Jericoacoara (CE) foi encontrado nesta quarta-feira (18). Ele e o pai, que são de São Paulo, estavam passando férias no litoral cearense.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), as investigações seguem em andamento, para localizar e capturar os responsáveis. As Polícias Civil e Militar usaram imagens de câmeras de segurança para identificar os suspeitos.
Uma câmera flagrou Henrique Marques sendo rendido e arrastado por ao menos sete pessoas, entre a madrugada de segunda-feira (16) e terça-feira (17). Ele estava voltando ao hotel sozinho para recarregar o celular e descansar para a viagem de volta, que aconteceria no dia seguinte.
O que se sabe sobre o caso do turista morto em Jericoacoara?
Quem era Henrique Marques de Jesus?
O adolescente tinha 16 anos e era de Bertioga, município na região da Baixada Santista, em São Paulo. Henrique e o pai, Danilo Martins de Jesus, estavam em uma viagem de férias na Vila de Jericoacoara desde o dia 10 de dezembro, e voltariam para SP no dia 17.
Ao g1, Danilo contou que era a primeira viagem com o filho: “Em cima da hora ele decidiu ir e comprei a passagem dele para ir comigo. Mas nunca que eu imaginava, nem passou pela minha cabeça que aquele lugar maldito seria desse jeito”.
Ainda segundo o pai, Henrique queria ser arquiteto: “Tinha o sonho de todo garoto, de trabalhar e comprar uma moto para ele, ajudar as irmãs e dar uma vida melhor para os familiares […] Uma criança sonhadora igual todas, não sei nem explicar, é difícil”.
Como Henrique desapareceu?
Henrique e o pai estavam em uma praça, no centro da vila, entre a madrugada de segunda-feira (16) e terça-feira (17). Foi quando o adolescente decidiu voltar sozinho ao hotel para recarregar o celular e descansar para o retorno a São Paulo.
Quando Danilo retornou ao hotel, não encontrou o filho, e iniciou as buscas na região. Na manhã seguinte, ele foi a um estabelecimento para olhar as câmeras de segurança. Imagens mostram o turista morto em Jericoacoara sendo levado por sete indivíduos.
Qual a motivação da morte?
A família de Henrique acredita ele tenha sido confundido com membro de uma facção criminosa porque publicava fotos mostrando três dedos nas mãos. A suspeita é que os criminosos tenham associado o gesto à uma facção rival.
“Dizem que lá tem uma facção criminosa e eles entendem isso [o gesto] como se a pessoa fosse de uma facção rival”, disse o pai do jovem. Danilo afirmou que o filho tirava fotos fazendo o gesto porque não há um significado para isso na região em que moram.
“Era uma criança de 16 anos. Fazer isso com a criança, não puxar o histórico da criança para ver que não tem nenhum envolvimento, não dar uma orientação para falar que ali é símbolo de outro crime e fazer esse tipo de crueldade, isso não existe”, finalizou.
A Polícia Civil, no entanto, ainda não confirmou a hipótese.
Leia também
Jericoacora, no Ceará, é área pública ou privada? Entenda o caso!