AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Novelas / SAIBA MAIS

Entenda a história de 'Marcelino Pão e Vinho', que inspirou novela 'Amor Perfeito'

'Amor Perfeito', nova novela das seis, é inspirada em 'Marcelino Pão e Vinho'

As duas versões do protagonista: em 'Marcelino Pão e Vinho' e 'Amor Perfeito'. - TV Globo
As duas versões do protagonista: em 'Marcelino Pão e Vinho' e 'Amor Perfeito'. - TV Globo

Faltando poucos dias para a estreia de 'Amor Perfeito', a nova novela das seis da Rede Globo segue atiçando a curiosidade dos telespectadores. E muita gente não sabe que a trama é inspirada em um filme: 'Marcelino Pão e Vinho' que, por sua vez, é inspirado em um livro homônimo, escrito em 1953 por José María Sánchez.

Apesar de não ser tão conhecido entre o público mais jovem do Brasil, o longa - lançado em 1955 - foi um dos grandes sucessos do século passado, principalmente no continente europeu. Por lá, 'Marcelino Pão e Vinho' atraiu atenção nos mais importantes festivais de cinema, vencendo o Urso de Prata em Berlim (Alemanha) e sendo indicado a Palma de Ouro em Cannes (França) naquele ano.

Assim como 'Amor Perfeito', a história do filme espanhol gira em torno de Marcelino, interpretado aqui por Levi Asaf, de apenas 9 anos. O protagonista da história é deixado, ainda recém-nascido, em um pequeno monastério, onde é criado por monges e longe da mãe.

No entanto, ao contrário de 'Marcelino Pão e Vinho', onde a história do menino travesso vivendo em um ambiente religioso e cômico é o único ponto abordado, a substituta de 'Mar do Sertão' promete muitas reviravoltas ao contar a história de Marê, personagem de Camila Queiroz, mãe de Marcelino.

Outro ponto de diferença entre as duas tramas é a questão racial. Enquanto no filme dirigido pelo húngaro Ladislao Vajda, o protagonista é um jovem branco, na novela brasileira Marcelino é negro, assim como o pai e muitos outros personagens trama.

Mas isso não significa que a forte presença de atores negros e a retratação da diversidade brasileira leve o foco da trama para um conflito racial. Inclusive, Elísio Lopes Jr, um dos autores de 'Amor Perfeito', fez questão de descartar o tema em entrevista aoAnaMaria Digital.

RELIGIOSIDADE

Além do papel claro do cristianismo na história, já que o pequeno Marcelino é deixado em frente a um monastério, o filme espanhol é carregado de outras referências à religião. Uma delas, é a quantidade de monges responsáveis pelos cuidados do bebê: doze, tal como o número de apóstolos de Jesus Cristo. 

Outro ponto de semelhança com a história de Jesus é a trajetória do protagonista ser oriunda de um nascimento misterioso, passar por um ambiente religioso e ter em seu final um sacrifício em nome do bem comum. 

Contudo, enquanto Adão e Eva se afastam de Deus graças a curiosidade e desobediência, segundo a Bíblia, Marcelino é premiado justamente por tais atitudes ao longo do filme. Em 'Marcelino Pão e Vinho', o protagonista encontra o divino ao contrariar os conselhos dos monges e ir ao sótão proibido.

Lá, ele encontra a imagem de um Cristo crucificado e começa a conversar com a imagem, que lhe responde suas perguntas e desce da cruz para conversar e contar histórias. O garotinho, então, fica tão comovido com as condições de penúria em que encontrara Jesus, que decide levar para ele, diariamente e em segredo, algum alimento, principalmente o pão e o vinho que Jesus comia como agradecimento.