AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Novelas / ENTENDA

'Comer água' e 'beber defunto': saiba o significado das expressões de 'Renascer'

Diálogos de 'Renascer' são carregados de gírias e expressões da Bahia

Humberto Carrão e Marcos Palmeira dividiram o personagem em suas duas fases. - TV Globo
Humberto Carrão e Marcos Palmeira dividiram o personagem em suas duas fases. - TV Globo

'Renascer' já está no ar na programação da TV Globo há pouco mais de três meses. Ainda assim, algumas gírias e expressões utilizadas pelos personagens ainda chamam a atenção de alguns telespectadores da trama, que é ambientada em Ilheús, no Sul da Bahia.

A audiência mais urbana da emissora, ou somente aqueles que não estão habituado às expressões locais ou nordestinas, fica na dúvida com algumas fala de José Inocêncio (Marcos Palmeira), e João Pedro (Juan Paiva). Está no time dos perdidos? AnaMaria te explica!

Comer água -

Como assim? Óbviamente, não é possível realizar tal feito no sentido literal. Neste caso, a nomenclatura correta seria com a palavra "beber". Porém, na gíria baiana, o "comer água" significa um alto consumo de bebida alcóolica. 

Ou seja, quer dizer que a pessoa que "comeu água", na verdade, bebeu demais. 

Beber o defunto - 

Mais uma expressão que está ligada ao consumo de álcool. Desta vez, em um sentido um pouco mais literal. Beber o defunto significa tomar cachaça para se despedir do morto e relembrar histórias passadas, ainda durante o velório. 

Dizem que esse hábito vem de antigos rituais africanos, e até tempos atrás, era mais comum pelo Brasil. Na primeira fase de 'Renascer', Deocleciano e Jupará foram os responsáveis por usar a gíria. Os dois convidaram Belarmino para 'beber' Jose Inocêncio, que se fingia de morto.

Boca de sapo - 

Sabe aquela pessoa inconveniente e que fala pelos cotovelos (outra expressão comum)? Ela também pode ser conhecida como "boca de sapo". Ou seja, se quer fazer referência a quem fala muito, de maneira exagerada, essa é a expressão ideal.

Também há quem use para falar sobre aquele indivíduo fofoqueiro, que solta as informações sem pensar duas vezes.

Pegue a visão - 

Se liga, presta atenção, se oriente! Esses são alguns dos sinônimos do tão famoso "pegue a visão", muito utilizado em 'Renascer'. Exemplo: "Vou te explicar este assunto só mais uma vez, pegue a visão". Além da Bahia, a expressão também é muito utilizada no Rio de Janeiro.

Se pique - 

Agora, se sua intentação é pedir para alguém se retirar de um determinado local, uu de maneira menos educada, expulsá-la ou ordenar sua saída, o recomendado é usar "se pique". O termo é sinônimo de "saia daqui", ou "vá embora".

Tabaréu -

Esta tem alguns significados bem distintos: ao mesmo tempo que pode ser usada em referência a alguem tímido, tem seu lado mais pejorativo. É utilizado para depreciar um sujeito confuso, inexperiente ou incompetente. "Não sou tabaréu como tu".