Miguel Galhardo é o intérprete de Augusto em ‘Terra e Paixão’. O personagem é polêmico, já que vive hostilizando Cristian (Felipe Melquiades) por ser albino. O ator revelou as dificuldades que enfrenta para gravar as cenas de bullying. “Malvado”, afirmou em entrevista à AnaMaria.
O albinismo é uma condição genética que afeta a produção de melanina na pele, cabelos e olhos. Pessoas com albinismo têm pouco ou nenhum pigmento em seu corpo, o que pode resultar em uma pele muito clara, cabelos brancos e olhos claros. Entretanto, o albinismo não afeta apenas a aparência física, podendo causar problemas de visão, fotofobia e outras condições genéticas.
O artista contou que tem sido um desafio para carreira a criação das cenas em que seu personagem pratica bullying com o colega de escola. A dificuldade para ele não está em gravar as cenas enquanto ator, pois sabe que a profissão é cheia de desafios, mas sim por Augusto ser perverso e maldoso. “Eu tenho apenas 11 anos. Venho de uma criação onde meus pais me criaram para ser do bem! Eu não aceito conviver com preconceitos, implicâncias, xingamentos, tudo que resulta no Bullying. Então, olha o Felipe, saber que aquilo pode de alguma forma, machucá-lo, dói ‘muitooo’ em mim, sabe?”.
A mãe do ator, também declarou que se preocupa sobre como o menino pode ser visto fora da novela. “Infelizmente, muitas pessoas não sabem separar o que real e o que é novela. Sempre ensinei ao Miguel, que ela seja um ser humano com amor. Amor no coração. E quando olhamos o próximo com amor, não existe espaço para maldade. Então, converso muito com ele. E tento alertá-lo que ele esteja ciente, que com as cenas, que estão muito reais, ele só tome cuidado na escola, na rua, e saiba sempre diferenciar e alertar que o Augusto é malvado. O Miguel, nunca!”, disparou Maristela Galhardo.
Leia também: Matheus Assis, estrela mirim de ‘Terra e Paixão’, revela relação com Cauã Reymond: “Adoro”
As cenas já têm ocasionado alguns ataques nas redes sociais contra o garoto, mas é a mãe quem não o deixa se abalar com os comentários. Inclusive, ela o orienta a deixar sempre mensagens em seus stories sobre o que é real e o que é o personagem. Além disso, o folhetim das nove conta com uma equipe de psicólogos preparadores para auxiliar as crianças em cena. Maristela também fez questão de criar uma campanha contra o bullying nas redes sociais de Miguel.
“Se você vê alguém sendo vítima de bullying por causa do albinismo, é importante tomar uma atitude. Fale com um adulto de confiança, um professor, um orientador ou um pai, e conte o que está acontecendo. Não deixe que o bullying continue sem ser denunciado. Lembre-se de que todos merecem respeito e obediência, independentemente de sua aparência ou condição médica. Seja um defensor da inclusão e da diversidade, e ajude a tornar a escola um lugar seguro e acolhedor para todos”, finalizou o ator, que já atuou em novelas como ‘Éramos Seis’ e ‘Amor de Mãe’.