O Prêmio Melhores Podcasts do Brasil nasceu para celebrar e reconhecer os talentos e produções de podcasts de todo o país e foi idealizado por dois grandes comunicadores do setor conhecidos como Podão e Guido. A primeira edição do Prêmio MPB superou as expectativas de inscrições em 83%. De acordo com a organização, eram esperados entre 300 e 350 concorrentes e, após o final das inscrições, foram computados 560 participantes aptos a receber votos o que reflete uma audiência superior a 84 milhões de pessoas. “Ao todo são 30 categorias para que a gente possa dar voz aos projetos de podcasts, tanto em áudio quanto em vídeo. No nosso dia a dia, vemos muitos projetos que, apesar de não estarem na grande mídia, têm uma essência única e bem trabalhada, com propósito e qualidade que merecem reconhecimento. E, assim, nasceu o Prêmio, a partir de uma conversa, que temos até hoje, sobre a evolução do mercado de podcast”, fala Gabriel Tripodi (o Podão), podcaster, jornalista e eterno apaixonado por histórias que conectam.
Segundo Guido Orlando Jr, que é um dos percussores do podcast no Brasil já que começou a produzir esse tipo de conteúdo em 2005, o objetivo do prêmio é consolidar o mercado para que possa ser visto como um veículo importante de informação distribuída. “Também queremos fazer um levantamento desse mercado para unir produtores e anunciantes de maneira profissional. O mercado tem um número expressivo de podcasts pequenos, que estão se firmando nos seus nichos e, dessa forma, conquistando mercado. Isso é um sintoma de que o podcast realmente está consolidado e vem despertando cada vez mais interesse das empresas”.
A troca de experiências entre eles pode até ser um “choque”, mas de acordo com os comunicadores, é enriquecedora. “Ainda existem choques geracionais dentro e fora do mundo dos podcasts. No mercado, parcerias entre pessoas de 25 e 69 anos são raras, pois muitos consideram ideias e rotinas tão diferentes como inviáveis. O desafio é ouvir e manter a mente aberta para aprender”, conta Guido.
Donos de seus próprios negócios dentro do mundo dos podcasts (Podão apresenta o Podão Cast e Guido é proprietário da VideoPress), eles afirmam que é algo que veio para crescer cada vez mais. “Outro aspecto a ser destacado é o contínuo desenvolvimento de novos podcasts no mercado, ampliando ainda mais a diversidade de segmentos e categorias disponíveis. Essa expansão oferece aos ouvintes uma variedade sem precedentes de conteúdo para escolher, o que, por sua vez, estimula a criatividade e a inovação entre os criadores de podcasts. Com essa evolução, a ‘podosfera’ está se consolidando como um dos mais dinâmicos e em crescimento na área de mídia e entretenimento”, pontua Podão.
O que fazer para ter um podcast de sucesso?
Podão lembra que é preciso muito empenho para ter um podcast que realmente dê certo. “Primeiro de tudo, pergunte-se: para que você quer montar um podcast?”, sugere. Ele também enumera 5 dicas para quem quer criar o seu podcast e trilhar o caminho certo.
– Entenda seu estilo e propósito: antes de começar, saiba exatamente sobre o que é seu podcast. Pergunte-se: por que estou fazendo isso? Qual é o propósito? Que questões meu podcast responde? Que dores estou abordando? Quem é meu público-alvo? Responder essas perguntas ajuda a definir a direção do conteúdo e facilita a criação de episódios mais impactantes;
– Seja inovador e criativo: diferencie-se com seu estilo único. Evite copiar ou se comparar a outros. Podcast é uma página em branco, onde você pode expressar seu conteúdo de forma autêntica. Não tenha medo de ser você mesmo e explorar sua criatividade ao máximo;
– Capriche na qualidade: hoje em dia, há inúmeras opções para gravação. Não é necessário gastar muito em equipamentos profissionais, já que um celular pode ser suficiente para uma boa captação, por exemplo. Contudo, estude as possibilidades e, se puder, invista em aparelhos que melhorem a qualidade do áudio;
– Não tenha pressa: podcast é uma mídia de cauda longa, o que significa que precisa de consistência. Não espere resultados imediatos com apenas alguns episódios. O crescimento da audiência pode ser lento, mas é mais valioso ter ouvintes qualificados e engajados a ter grandes números que não acompanham seu conteúdo;
– Provoque reflexões: ofereça conteúdo que responda a perguntas relevantes e atuais. Aborde temas de interesse, trazendo informações inéditas e diferentes pontos de vista para enriquecer a discussão. Isso ajuda a manter o público engajado e a gerar debates construtivos.
Guido adverte sobre a questão financeira, que é muito importante para quem deseja produzir podcast. “A pessoa tem que se perguntar ‘Eu tenho recurso financeiro para arcar com gravação, edição, arte e publicação? Ou sei fazer essas coisas sem ter que dispender recursos financeiros?’, assim como ‘Por quanto tempo eu consigo me manter financeiramente e ter um podcast? Qual a minha estratégia comercial?’, pois essas respostas vão direcionar muito o futuro desse plano”. E finaliza: “Tenha muita paciência e perseverança. No começo é tudo legal pra caramba. Aí, com o tempo, vem a impressão de que o projeto não anda, não sai do lugar. É hora de agir, ser resiliente, criativo e confiar em você mesmo e ir em frente. É depois disso que você continua ou para com o projeto. É uma decisão que tem que ser tomada”. Você pode saber mais e acompanhar o Prêmio Melhores Podcasts do Brasil, que são eleitos pelos votos do público, no site oficial deles.