O uso do chroma key — recurso que permite substituir fundos verdes por imagens digitais — é uma ferramenta narrativa que permite expandir os limites do roteiro e dar vida a ideias que, sem os efeitos visuais, ficariam restritas à imaginação. Em tramas que apostam na fantasia, como “A Caverna Encantada” do SBT, essa tecnologia é essencial para transportar o público para mundos imaginários e criar efeitos que seriam quase impossíveis de captar com cenários reais.
Em um trecho que foi ao ar na última quarta-feira, 30 de abril, em “A Caverna Encantada”, o telespectador pôde acompanhar esse uso criativo. Na sequência dirigida por Rica Mantoanelli, Benjamin, interpretado por Bernardo Prado, sobe em uma moto e voa ao lado do Molezão — a versão gigante do personagem Moleza, que na novela é apresentado como um alienígena divertido e desastrado. O ator mirim conversou com exclusividade com a Revista Ana Maria.
“Foi uma das minhas cenas preferidas. Todos que estavam ali envolvidos me deixaram muito à vontade e tranquilo já que era minha primeira vez com chroma. Foi muito diferente de todas as cenas da novela, porque eu não tinha ideia de como ia ficar depois com os efeitos. Quando vi o resultado final, eu fiquei sem acreditar que era eu mesmo voando”, declara o jovem.
A sequência é uma livre homenagem ao clássico do cinema “ET – O Extraterrestre” (1982) e foi gravada inteiramente em chroma key. “Quando eu recebi o roteiro com essa cena, eu assisti ao filme junto com minha família e foi uma honra recriar essa cena”, diz Bernardo com entusiasmo.
A gravação feita com o uso de chroma key foi uma estreia para o ator mirim, embora ele já tenha utilizado outros recursos especiais em um filme que, em breve, chegará aos cinemas. A equipe de direção e de efeitos visuais trabalha em sintonia com o elenco, orientando os atores sobre como reagir a elementos que só existirão na pós-produção. Esse tipo de filmagem exige preparo, atenção e uma boa dose de criatividade por parte dos intérpretes.
“Eu achei mais difícil atuar imaginando um cenário que só vai aparecer depois, porque foi minha primeira experiência nesse formato. Para entrar na cena, exigiu muita concentração e orientação dos diretores, mas eles gostam muito de mim e me ajudaram em tudo”, compartilha o entrevistado.
Benjamin é o caçula da turma em “A Caverna Encantada” e irmão de Pedro [Lucca Almeida]. Com seu chapéu de cowboy, jeito do interior e inseparável violão, ele traz carisma e sensibilidade para a história. Curioso e observador, Benjamin adora investigar os mistérios que cercam a caverna e está sempre pronto para ajudar os amigos. Com facilidade para se relacionar com as criaturas que encontra pelo caminho, o personagem se destaca por sua empatia e determinação em desvendar os enigmas mais profundos da trama.
“Minha família é do interior, então é muito legal ser um cowboy na novela. E eu, sou muito curioso também, igualzinho ao Benjamim. Na novela temos outros ‘personagens mágicos’, mas o Molezão chama a atenção mesmo, ele é muito grande. Agora meus amigos e familiares ficam me perguntando sobre ele, querendo que mande recados”.
Em um momento de destaque no folhetim, Bernardo Prado comemora a evolução de Benjamin e reflete sobre a experiência no projeto. Para ele, ver o personagem ganhar importância na trama é o resultado direto de muita dedicação e empenho ao longo da obra. Além do reconhecimento profissional, Bernardo valoriza também os laços construídos nos bastidores.
“Conhecer novas pessoas, artistas, vivenciar o dia a dia das gravações. Tudo isso tem sido uma experiência maravilhosa. Com certeza, as amizades que fizemos na novela, vamos levar para toda nossa vida. Cada momento, cada gravação, tudo vai ficar pra sempre na minha memória!”, finaliza o ator.