AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Moda / UTILIDADE FASHION

Guia Prático: veja 5 tecidos frescos para apostar no verão

Diante das altas temperaturas da estação, é fundamental escolher tecidos que tragam frescor, praticidade e estilo para o dia a dia

*Renata Barros, colunista de AnaMaria Digital Publicado em 02/02/2024, às 09h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Confira tecidos diferentes que são ideais para o calor do verão - Unsplash
Confira tecidos diferentes que são ideais para o calor do verão - Unsplash

O calor do verão pede para roupas mais frescas, mas sem perder o estilo. Por isso, a escolha dos tecidos certos se torna essencial para garantir um visual elegante e refrescante nos dias de alta temperatura.

Mas, no universo fast fashion, onde as tendências mudam a cada minuto, muitas mulheres passaram a priorizar o modelo, a cor e as tendências passageiras, deixando de lado um elemento muito importante: a qualidade dos tecidos.

Pensando nisso, preparamos esse guia com a indicação de 5 tecidos frescos e elegantes que não podem faltar no seu guarda-roupa de verão. Confira!

1. ALGODÃO PIMA: SUAVIDADE E DURABILIDADE

O algodão Pima é uma escolha imbatível para o verão. Conhecido por sua maciez e suavidade, ele oferece maior absorção do suor e é altamente respirável, evitando alergias na pele. Além disso, a durabilidade e resistência ao desgaste o torna ideal para roupas que enfrentam uso constante e lavagens frequentes, mantendo sua cor e forma. Recomendado para camisetas, blusas e camisas de alfaiataria.

2. VISCOSE: LEVEZA E CONFORTO

A viscose é o tecido preferido das brasileiras durante o verão, devido à sua sensação fresca, leve e respirável, que ajuda a aliviar o desconforto do calor. Este material versátil oferece uma ampla variedade de opções de roupas soltas, sendo especialmente indicado para blusas, pantalonas e vestidos leves e esvoaçantes, proporcionando leveza e elegância.

No entanto, é importante notar que a viscose tem suas limitações, como a tendência a amarrotar facilmente, encolher ao molhar e apresentar amarelamento e desbotamento devido à transpiração. Apesar disso, a viscose tem um toque muito agradável e absorve quase tanta umidade quanto o algodão.

3. MODAL: FRESCOR E PRATICIDADE

Com um toque agradável e suave, esse material macio e elástico se tornou uma escolha popular para malhas, macacões e vestidos leves. O grande diferencial do Modal é a sua capacidade de absorver até 33% a mais de umidade do que o algodão.

O Modal também seca quatro vezes mais rápido do que outros tecidos, se tornando uma ótima opção para os dias quentes, quando as roupas sujam com mais frequência. Ou seja, você pode lavar e secar suas peças rapidamente, sem perder tempo esperando pela secagem.

4. TENCEL: ELEGÂNCIA E BEM-ESTAR

O Tencel ou Lyocell, conquistou seu lugar na moda feminina como uma opção confortável e sofisticada. Misturando a resistência do algodão, a suavidade da seda e a frescura da viscose ao seu caimento fluído, é o tecido ideal para a alfaiataria clássica, incluindo vestidos, blazers, calças, blusas, saias e shorts.

Esse tecido oferece diversos benefícios adicionais, graças à sua elevada capacidade de absorção de umidade e às propriedades antibacterianas naturais, tornando-se uma ótima opção para peles sensíveis e alérgicas, além de regular a temperatura corporal, assegurando o conforto térmico durante todas as estações do ano.

tecido-para-o-verao-tencel
Tencel em camisa azul (FOTO: Renata Barros)

5. LÃ FRIA: SOFISTICAÇÃO E CONFORTO

A lã fria é um tecido nobre muito utilizada na alfaiataria masculina, especialmente na confecção de ternos. Sua composição, composta por fibras naturais de 100% lã, muito fina e leve, age como isolante térmico, proporcionando frescor no calor e aquecimento no inverno.

O toque agradável, a estrutura elegante e o conforto térmico fazem da lã fria a escolha ideal para roupas sociais e dependendo da tecnologia empregada no tecido, pode diminuir a temperatura do corpo em até 10º. Embora outras fibras naturais como linho e algodão também sejam usadas para esse fim, nenhuma delas oferece as mesmas características.

Agora que você está ciente dos benefícios desses 5 tecidos ideais para o verão, que tal colocar em prática e explorar cada um deles nas lojas?

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!