O momento especial foi registrado nas redes sociais
Após a aprovação do uso emergencial das vacinas contra o novo coronavírus pela Anvisa, pouco a pouco a população vêm sendo vacinada. Na última quarta-feira (20), foi a vez das atrizes Solange Couto, de 64 anos, e Zezé Motta, de 76, no Retiro dos Artistas, localizado no Rio de Janeiro (RJ).
O momento especial, claro, foi registrado nas redes sociais e celebrado. "Hoje estou vivendo um marco na história da humanidade. O começo do fim da Covid-19. Agradeço a Deus e a Ciência por ter agora a certeza de ver meu caçula e netos crescerem. Obrigada, meu Deus!", escreveu Solange. No vídeo, ela aparece recebendo a Coronavac, imunizante produzido pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantã.
Zezé, por sua vez, lamentou as perdas para Covid-19 e as dificuldades enfrentadas durante 2020. "O ano 2020 foi o mais difícil da minha vida adulta. Como já abri, em maio deste ano perdi minha mãezinha, sem poder me despedir dela. Perdi um primo e um sobrinho. Quase perdi meu irmão também para a Covid-19. Deixei de fazer o que mais me dá prazer na vida: cantar e atuar."
Em seguida, ela se mostrou grata por ter sobrevivido e poder ajudar colegas financeiramente. "Sobrevivi confinada, sem os aplausos presenciais que foram substituídos por lives. Sobrevivi, graças a Deus!, ainda consegui ajudar muitos amigos que foram castigados financeiramente e emocionalmente devido à pandemia."
"O vírus passou por mim sem sintomas, oro todos os dias pelos que se foram e por seus familiares e amigos. Não vou dizer que estou feliz, não dá pra ser feliz testemunhando tanto sofrimento", continuou.
Para finalizar, ela celebrou por ter sido vacinada e deixou uma crítica ao governo. "Uma coisa é certa. Hoje, no meu coração, só tem espaço para gratidão. Parece que estamos chegando ao fim de um pesadelo, de um apenas, porque o outro pesadelo que teremos que continuar enfrentando após a pandemia, sem dúvida, será o pesadelo dos que se encontram no poder da nação."
CRÍTICA
Solange chegou a ser acusada de furar a fila por receber a primeira dose da vacina. No entanto, cada estado estabeleceu um plano de vacinação.
No Rio de Janeiro, inicialmente apenas profissionais de saúde e idosos de alguns asilos serão vacinados.
Em sua defesa, Solange afirmou que mora no Retiro com a mãe desde outubro de 2020, motivo para ter sido imunizada. "A razão de eu ter tomado a vacina é porque eu tenho 64 anos, sou cardiopata e por estar residente fixa no Retiro, eu tenho direito a tomar [...] não tomei a vacina por ser famosa nem por ser rica, não paguei. Tomei por direito", garantiu.