AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Famosos / CONFIRA!

Pedro Bial denuncia uso de imagem falsificada em vídeo que anuncia ‘remédio milagroso’

‘Deepfake’ usa Inteligência Artificial para trocar o rosto de pessoas, geralmente famosas, em vídeos

Reprodução │Instagram - @pedrobial
Reprodução │Instagram - @pedrobial

O jornalista Pedro Bial usou seu perfil do Instagram para denunciar um vídeo que falsifica sua imagem para comercialização de um produto para calvície. “Olá, gente! Já têm alguns meses que vem circulando na internet um vídeo, deep fake, da minha pessoa, anunciando um suposto produto milagroso contra calvície. A fraude nem é tão bem feita, mas é o suficiente para enganar muita gente”, iniciou ele no vídeo publicado nesta quarta-feira (17). 'Deepfake' é uma manipulação de fotos e vídeos que coloca o rosto ou a imagem de uma pessoa, geralmente famosa, no lugar da figura originalmente filmada. 

O apresentador segue dizendo que vem recebido o alerta de amigos e conhecidos, a respeito da falsificação publicitária.“Eu e minha equipe já fizemos seguidas denúncias nos canais dessa rede social [Instagram] sem nenhum resultado. Estou também na Justiça, contra os fabricantes do tal remédio milagroso”, continuou. 

“Sigo os passos lentos dos processos jurídicos, enquanto na internet a coisa só piora, se alastrando. Então hoje eu acuso de cumplicidade nesse crime de falsificação, fraude e charlatanismo a Meta [empresa responsável pela plataforma Instagram]”.

“É um crime, porque um crime para se realizar precisa de três fatores: a motivação para praticá-lo, mais os meios e oportunidades para tal. Pois bem, se a motivação é dos mercadores do falso remédio, o meio e as oportunidades são oferecidas pela Meta, que ainda lucra com esse golpe.”

O jornalista conclui dizendo que fala em seu próprio nome, mas o crime acontece com diversas outras personalidades conhecidas, como, por exemplo, Drauzio Varella.

No setor reservado para os comentários, Fátima Bernardes também relatou sobre o uso indevido de imagem em publicidades que usam ‘deepfake’: “Já aconteceu comigo para 'remédios' que levam a emagrecimento. Nunca fiz anúncios de tais produtos”. "Não dá mais para ficar sem regulamentação! Alô Congresso! Estamos caminhando para um caos!", escreveu Paula Lavigne, esposa de Caetano Veloso.

Confira o vídeo completo a seguir: 

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!