Morreu na madrugada desta quinta-feira (15) o jornalista Tony Goes, aos 63 anos. Ele se consagrou pela cobertura de entrenimento com foco em televisão e cinema no jornal Folha de S.Paulo. A morte foi confirmada por seu irmão, o produtor audiovisual Zico Goes.
De acordo com a Folha, o jornalista tratava um câncer no intestino desde 2021 e, na última semana, descobriu que o tumor atingiu o fígado, o peritônio e outros órgãos. Em decorrência deste quadro e das complicações da doença, ele sofreu falência hepática.
QUEM FOI TONY GOES?
Apesar de nascido no Rio de Janeiro (RJ), em 1960, Tony cresceu em São Paulo desde a infância e se formou em publicidade na ESPM. No entanto, acabou se especializando na indústria televisiva, para onde assinou roteiros por, pelo menos, 25 anos.
O currículo de Goes conta com produções de comédia, como a sitcom ‘Santo de Casa‘, exibida pela TV Bandeirantes, e programas já extintos, como o ‘Vídeo Show‘, da TV Globo. O trabalho mais recente, lançado em 2020 pela HBO, foi ‘12 Moedas‘, que investigava todos os modelos de moeda que o Brasil já teve desde 1822.
Também foi responsável pela coluna sobre a cantora Taylor Swift e o título de Pessoa do Ano concedido a ela pela revista Time, no ano passado. Na publicação, Goes explicou que os editores escolhem a personalidade que “para o bem ou para o mal, mais influenciou os eventos do ano” e debateu, então, a importância da The Eras Tour, em comparação com outros eventos de 2023, como a guerra entre Israel e o Hamas e as mudanças climáticas, o que não foi levado na esportiva nas redes sociais.
A última coluna do jornalista foi escrita no dia 12 de fevereiro, para o portal F5, que tratava sobre uma das grandes polêmicas do Carnaval 2024: Ivete Sangalo, Baby do Brasil e o apocalipse. “Treta entre Baby do Brasil e Ivete Sangalo já virou o meme do Carnaval, mas também serve de sinal de alerta”, dizia o título.
Goes pretendia tirar férias a partir do início do Carnaval. Desde a última quarta-feira (14), sua coluna seria assinada por Jacqueline Cantore. Além de irmãos e sobrinhos, Tony Goes deixa seu parceiro de vida, com quem foi casado por mais de 30 anos.