No mês da diversidade sexual, diversas celebridades estão utilizando seu espaço de fala nas redes sociais para dar mais visibilidade e apoio a essa causa tão importante. O assunto, que já era recorrente na sociedade, ganhou ainda mais força após o episódio polêmico de Patrícia Abravanel, no qual a apresentadora banalizou a sigla LGBTQIA+ e ainda defendeu discursos homofóbicos.
Mônica Martelli foi uma das famosas que não deixou a ocasião passar em branco e, em seu perfil oficial do Instagram, publicou uma foto com os seguintes dizeres: “Preconceito não é opinião. Não tolero quem ‘respeita’ o ódio”.
Na legenda, a atriz teceu duras críticas à homofobia e ressaltou a importância do respeito para a comunidade: “Você consegue imaginar como pode ser um pesadelo alguém te direcionar ódio e violência apenas por você estar sendo quem é? Muitas pessoas não precisam imaginar, porque elas estão sofrendo isso na pele, na vida real, no dia a dia”.
“‘Qual seu livro preferido?’ Isso é uma pergunta de opinião. Querer decidir que homem não pode se apaixonar por homem, mulher por mulher, que uma pessoa não pode fazer transição de gênero; ofender, humilhar, agredir alguém por sua orientação sexual ou qualquer outro motivo que não seja da sua conta, isso é preconceito. Isso é LGBTQIA+fobia e não pode mais ser tolerada”, acrescentou.
Por fim, Martelli voltou a reforçar a necessidade do combate aos discursos de ódio: “Preconceito não é opinião. De uma vez por todas. Não podemos respeitar quem não respeita o amor, quem escolhe odiar. Temos todas as informações possíveis à palma da nossa mão”.
“Em um clique você pode aprender sobre qualquer coisa, inclusive como ser mais humano”, concluiu.