Descubra a jornada de Mariana Xavier contra estereótipos na indústria do entretenimento e como ela tem sido pioneira na representação diversa
Publicado em 20/03/2024, às 18h00
Mariana Xavier compartilhou a dificuldade que teve de ingressar no mercado publicitário devido aos preconceitos ligados à sua aparência. A atriz destacou as barreiras enfrentadas por conta dos estereótipos, revelando que as marcas não reconheciam a versatilidade de sua imagem.
"Era consultada apenas para campanhas voltadas para o público plus size, como se meu consumo se limitasse a esse segmento. Como se as pessoas gordas não utilizassem serviços bancários, não dirigissem, não apreciassem joias, perfumes, maquiagem, sapatos ou não viajassem", disse ela.
A declaração foi feita em entrevista à Caras. Para o site, Mariana Xavier ressaltou a contínua batalha contra o preconceito: "Como mulher, sinto que estamos constantemente lutando contra diversos estereótipos, e como mulher gorda, mais estereótipos se somam a essa luta".
"Por muito tempo, fomos submetidas a padrões de beleza restritos, onde a mulher gorda era retratada como indesejável, nunca como protagonista, sempre relegada a papéis secundários de baixa autoestima ou como a 'melhor amiga' da protagonista magra e popular", acrescentou.
A atriz se considera pioneira na luta pela desconstrução desses estereótipos no audiovisual brasileiro. "Abrir espaço para uma representação mais diversa. Aos poucos, tenho conseguido sair do nicho da comédia, interpretando personagens com autoestima elevada, com vidas que vão além do corpo".
"Nosso corpo é parte integral de nossas vidas, mas não é o único aspecto relevante. Por muito tempo, os personagens gordos pareciam ter apenas essa dimensão", finalizou Mariana Xavier.
Ver essa foto no Instagram
Gordofobia: Ju Romano conta sobre processo de auto aceitação e amor-próprio
Quem nunca enfrentou um dilema pessoal na escolha dos biquínis? Mariana Xavier revelou estar enfrentando dificuldades para encontrar modelos que atendam suas necessidades específicas.
Ela mencionou que vem utilizando biquínis de tamanho grande, mas está começando a se incomodar com as marcas que isso deixa, especialmente na região dos glúteos.
E comentou que, embora goste de se sentir confortável com calcinhas maiores, deseja encontrar um equilíbrio entre ter uma parte de trás bonita e não se incomodar na parte da frente do biquíni.
Leia também
Gordofobia: entenda como a sociedade interfere na nossa relação com o corpo
Após sofrer gordofobia, ela mudou o corpo e virou campeã fitness