Cantora foi acusada de racismo em uma festa em Fernando de Noronha em 2020
Luísa Sonza se retratou sobre o caso de racismo do qual foi acusada. Nas redes sociais, na última quarta-feira (5), a cantora compartilhou um texto feito em conjunto com a mulher que a processou, Isabel Macedo de Jesus, e também gravou vídeos para explicar melhor o assunto.
"Acerca dos fatos narrados no processo, que ocorreram no dia 22/09/2018, no Restaurante da Pousada Zé Maria, eu reconheço que a maneira com que me dirigi a Sra. Isabel traduziu um ato de reprodução do racismo estrutural, o que de maneira nenhuma foi a minha intenção. Nesse contexto, venho a público pedir desculpas, não somente à senhora Isabel, mas a todos aqueles que já experimentaram as consequências do racismo estrutural", começa o texto.
Na sequência, ela esclareceu seu posicionamento ainda em 2020, quando o caso aconteceu. "Venho também registrar que, na publicação do dia 07/09/2020, não quis me referir à Sra. Isabel como mentirosa, como também a minha assessoria não teve tal intenção na publicação do dia 18/09/2020. As referidas publicações foram em defesa às informações que eram divulgadas pela mídia de forma distorcida dos fatos narrados no processo", garantiu.
"Ainda, considerando que o racismo estrutural impacta o psicológico de um indivíduo, entendo como importante esse passo para que haja a conscientização e reflexão não só minha, como da sociedade. Por fim, ratificando o que foi exposto acima, reitero meu pedido de desculpas à Sra. Isabel”, finalizou a publicação.
Depois, em vídeo, Luísa reforçou que sua atitude reflete a estrutura racista da sociedade brasileira. Ela ainda afirmou que espera que o caso gere "conscientização e reflexão". "Estou muito decepcionada comigo por não ter buscado entender isso antes, mas que eu sirva de alerta para que outras pessoas não repitam o que eu fiz."
Vale lembrar que Isabel Macedo é advogada e acusou a artista de ter sido racista com ela em uma festa em Fernando de Noronha (PE), em 2020. Na ocasião, Luísa teria lhe pedido um copo de água, assumindo que ela seria funcionária do local. Depois de dois anos, o caso repercutiu e cantora foi cobrada pelos fãs por um pronunciamento e pedido de desculpas.
Sonza chegou a adiar o lançamento da turnê 'O Conto dos Dois Mundos' para se dedicar na resolução e entendimento do caso. Ela deixou claro que pretende entregar uma boa experiência aos fãs e não estava com "cabeça" para os ensaios. O show foi adiado para o dia 19 de novembro.
— LUÍSA SONZA 👅 (@luisasonza) October 5, 2022
— LUÍSA SONZA 👅 (@luisasonza) October 5, 2022
— LUÍSA SONZA 👅 (@luisasonza) October 5, 2022
— LUÍSA SONZA 👅 (@luisasonza) October 5, 2022
— LUÍSA SONZA 👅 (@luisasonza) October 5, 2022