Antes Duquesa de Cambridge, Kate Middleton se tornou Princesa de Gales após morte de Elizabeth II
Kate Middleton recebeu um novo título de nobreza após a morte da rainha Elizabeth II e a ascensão de Charles III ao trono. Agora, a esposa do príncipe William, que antes era a Duquesa de Cambridge, será a Princesa de Gales.
Isso porque William assumirá o posto do pai como Príncipe de Gales. O título de princesa não era usado há 25 anos, desde a morte de Diana, em 1997.
O anúncio foi feito pelo novo rei em seu primeiro discurso, nesta sexta-feira (9). Além deste cargo, o casal também assumirá o de Duque e Duquesa de Cornuália.
Durante o pronunciamento, Charles também citou os filhos de Harry e Meghan Markle, desejando-lhes o melhor enquanto “continuam construindo suas vidas no exterior”. Archie e Lilibet agora podem ser tratados como Sua Alteza Real, sendo príncipe e princesa.
A possibilidade de receberem o tratamento real é graças a uma proclamação do rei George V, de 1917, que determina que todos os netos de Sua Majestade podem ser tratados como Sua Alteza Real e ter um título real.
Archie e Lilibet não tinham direito ao título, porque a declaração não se estendia aos bisnetos de Sua Majestade, grau de parentesco que possuíam com a rainha Elizabeth II. Somente George, o primeiro bisneto da rainha e filho de William, teria esse direito, já que a proclamação estendia a nomencaltura ao primogênito (George) do filho mais velho (William) do Príncipe de Gales (até então, Charles).
No entanto, os filhos mais novos de William e Kate, Charlotte e Louis, também eram tratados como Altezas, graças a uma carta-patente que dava o título a todos os filhos do primogênito do Príncipe de Gales, assinada por Elizabeth em 2012.