Morreu o bispo Vanderley Santiago, aos 53 anos, vítima da Covid-19, em São Carlos (SP), na última segunda-feira (28). Ele era irmão do apóstolo Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial do Poder de Deus, que vendia sementes de feijão sob a justificativa de que tinha poder de cura contra o coronavírus.
A prefeitura informou que o bispo procurou atendimento no chamado “covidário”, que fica localizado no Centro de Triagem do Ginásio Milton Olaio Filho. Posteriormente, ele foi transferido para a Unidade de Pronto-Atendimento do Santa Felícia. No entanto, Vanderley sofreu uma parada cardiorespiratória e não resistiu.
Santiago havia testado positivo para Covid. No último dia 16, ele tinha recebido a primeira dose da vacina contra a doença. Não foram informadas informações do enterro.
SEMENTES DE FEIJÃO
Valdemiro Santiago, irmão de Vanderley, chegou a vender sementes de feijão sob a promessa de curar a Covid, por valor entre R$ 100 e R$ 1 mil. A terapia, no entanto, não tem comprovação científica.
O Ministério Público Federal (MPF) investiga indícios de estelionato pelo apóstolo nos vídeos em que ele incentiva fiéis a comprar a semente para plantar.
A Igreja Mundial do Poder de Deus, por sua vez, alegou que a venda não era uma “promessa de cura”, mas sim “o início de um propósito com Deus”.