Djamila Ribeiro foi a primeira brasileira a conquistar um Bet Award, um dos principais eventos da cultura negra mundial. No último domingo (27), a filósofa foi homenageada e recebeu o prêmio na categoria de Impacto Social.
O troféu é entregue para figuras públicas que defendem iniciativas que promovam mudanças sociais e de conscientização para a comunidade negra.
Djamila, que é filósofa, escritora e acadêmica, é reconhecida por seu ativismo social e luta pelos direitos dos negros e das mulheres. Escreveu três livros que abordam o feminismo e o racismo. Em breve, ela deve lançar uma nova obra sobre o tema.
No Instagram, ela comentou o prêmio: “Me ver no telão sendo homenageada no mesmo evento que Queen Latifah e tantas pessoas incríveis para a comunidade negra foi muito emocionante”, disse. “Dedico o prêmio a todas e todos que lutam por outras possibilidades de existência. Obrigada!”, finalizou.
Além de Djamila, o rapper Emicida e a cantora de funk MC Dricka também representaram o Brasil no BET 2021. Ele foi indicado ao prêmio de Melhor Artista Internacional e ela concorreu na categoria Escolha da Audiência – Revelação Internacional.