Kizomba foi o ritmo musical do último domingo (21); público aponta erro grave do programa na condução da dança
A última edição da 'Dança dos Famosos', quadro do 'Domingão com Huck', deu o que falar entre os telespectadores e internautas após tentar introduzir o ritmo Kizomba, no último domingo (21). O programa, que busca diversificar os estilos de dança para entreter o público, foi criticado por não honrar a essência da cultura e do povo africano, da qual a Kizomba é uma expressão marcante.
Em uma avalanche de comentários nas redes sociais, o público expressou sua frustração com a forma como o programa tratou o ritmo musical. Uma internauta angolana destacou a discrepância entre o que foi apresentado e a autenticidade da Kizomba. Ela observou dois pontos cruciais de descontentamento:
Desconhecimento dos professores: a internauta questionou a competência dos professores envolvidos na preparação das performances, sugerindo que não transmitiram corretamente os fundamentos da Kizomba. Ela destacou que, para quem vive e respira esse estilo de dança, a discrepância entre o que foi apresentado e a autenticidade da Kizomba é decepcionante.
Outro internauta também detonou as apresentações: "Não entregaram nada. Se o programa não pode apresentar um ritmo respeitando sua essência tanto na música quanto nas características básicas da dança, era melhor nem colocar no repertório. Fizeram com o Charme e agora com a Kizomba. Que desrespeito com um povo e sua cultura", disse.
O descontentamento expresso pelos internautas refletem uma preocupação mais ampla sobre a falta de respeito com os ritmos musicais escolhidos ao longo do programa, os quais representam diferentes culturas. A Kizomba, juntamente com o Semba, não é apenas uma forma de dança, mas um componente vital da identidade e da cultura de muitas pessoas do continente africano.
Ver essa foto no Instagram
A Kizomba é um gênero musical e uma dança originária de Angola, que também ganhou popularidade em países como Cabo Verde, Portugal e Brasil. Seu nome deriva da expressão angolana "kimbundo", que significa "festa". Surgiu nos anos 80, influenciado por diversos estilos musicais africanos, como o Semba, a Zouk e o Coladeira, além de incorporar elementos de música latina.
A seguir, veja alguns aspectos intrínsecos ao ritmo musical: