Viviane Araújo fará a troca das próteses de silicone para cuidar da saúde do corpo; procedimento é obrigatório
Viviane Araújo anunciou, por meio de suas redes sociais, que irá encarar a sala de cirurgia pela primeira vez após o nascimento do filho, Joaquim, de oito meses, para realizar a troca das próteses de silicone e fazer uma lipoaspiração.
Ela garantiu que irá compartilhar detalhes dos procedimentos e apresentar os resultados aos fãs. "A gente tem que ter um pós-operatório muito certinho”, explicou Viviane, afirmando que terá o acompanhamento da fisioterapeuta que a ajudou durante a gestação.
Segundo o cirurgião plástico Wendell Uguetto do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo (SP), a troca das próteses de silicone é um procedimento obrigatório e que deve ser feito a cada 10 anos, por determinação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Entretanto, existe a possibilidade dessa troca ser feita antes, caso aconteça uma contratura capsular. "Após colocar a prótese de silicone, o organismo cria uma camada de colágeno para protegê-la [capsula] que, com o tempo, começa a ficar mais espessa, endurecida e se contrai, causando problemas", explica o médico em entrevista à AnaMaria Digital.
Ele comenta que existe uma avaliação, chamada classificação de Baker, que mede a contratura capsular em graus que variam de 1 a 4. O último é o mais grave devido à alteração anatômica da prótese, além de dor e endurecimento da mama.
Wendell reforça que nenhuma prótese de silicone irá durar para sempre, porque o próprio corpo não permite que isso aconteça: "Quando ocorre a contratura capsular, é necessário retirar tanto a prótese de silicone quanto essa camada que se formou por cima e trocar o implante [caso a paciente deseje]".
Viviane não deixou claro em qual dos casos a sua cirurgia se encaixa, mas, de qualquer forma, o ideal é mudar as próteses de silicone antes mesmo de uma contratura capsular acontecer. Assim, a consulta periódica com um cirurgião plástico é necessária para identificar esse tipo de problema ou até mesmo outra complicação que possa ter passado despercebida.
A troca da prótese de silicone é considerada um procedimento cujo pós-operatório é pouco doloroso e de rápida recuperação. Mesmo assim, a paciente necessita evitar esforços e movimentos amplos com os braços nas primeiras semanas, podendo retornar à rotina de trabalho ou estudos de duas a quatro semanas após o procedimento.
Caminhadas podem ser reiniciadas depois de três ou quatro semanas, evoluindo gradativamente. Entretanto, a prática de atividades mais pesadas, que exijam movimentos dos peitorais e braços, bem como esportes de contato, devem ser reiniciados aproximadamente após dois a três meses de cirurgia.
Ver essa foto no Instagram