Alessandra Negrini é rainha do bloco Acadêmico do Baixo Augusta há 11 anos
Publicado em 13/02/2023, às 12h27 - Atualizado em 14/02/2023, às 09h45
Alessandra Negrini colecionou elogios ao desfilar com o bloco Acadêmicos do Baixo Augusta no pré-Carnaval de rua de São Paulo, no último domingo (12). Aos 52 anos, a rainha da agremiação arrasou com um look vermelho de brilhantes para lá de ousado. Relembre outras fantasias marcantes adotadas pela Guida de ‘Travessia’ em anos anteriores!
Alessandra Negrini surgiu no desfile do Acadêmicos do Baixo Augusta com um macacão vermelho, com direitos a muitos recortes e transparências ousadas. Os internautas interpretaram a escolha da fantasia da atriz, que sempre busca transmitir mensagens políticas e sociais em seus figurinos, como uma alusão à cor do Partido dos Trabalhadores (PT).
Ver essa foto no Instagram
No ano passado, com a retomada dos desfiles carnavalescos após a pandemia, Negrini apostou em um body metálico. A fantasia foi chamada de ‘Rainha dos Espelhos’ e, segundo a própria artista em entrevista ao UOL, foi seu pedido para um futuro mais brilhante.
“Além de tudo o que passamos com a pandemia, queremos um país melhor e estamos com esperança para que as próximas eleições sejam uma mudança nesse sentido”, declarou em menção à disputa presidencial.
Ver essa foto no Instagram
O Carnaval anterior à pandemia marcou uma das fantasias mais polêmicas de Alessandra Negrini. Isso porque a atriz foi alvo de críticas nas redes sociais ao se caracterizar como indígena para o desfile do Baixo Augusta.
Muitos internautas interpretaram a fantasia como uma ‘apropriação cultural’. Negrini, porém, explicou que o uso do cocar e de maquiagens típicas indígenas foram formas de chamar atenção e dar visibilidade à luta das populações originárias - como declarou em entrevista à Folha de S.Paulo.
Ver essa foto no Instagram
Deixando as manifestações políticas de lado, Alessandra Negrini foi vestida como roqueira no Carnaval 2019. Ela aderiu à meia arrastão e a tatuagens falsas como uma forma de homenagear o Baixo Augusta pelo aniversário de 10 anos.
"O bloco nasceu na rua Augusta, que tem esse DNA rock e punk. E como é o aniversário do bloco, fazia sentido", explicou sobre a escolha da fantasia ao G1.
Ver essa foto no Instagram
Em 2018, a rainha do bloco escolheu representar a orixá Iansã em sua fantasia. Esposa de Xangô, essa entidade é uma deusa que percorreu vários reinos em busca da sabedoria de outros orixás. Foram utilizados vestido e coroa vermelhos para retratá-la.
Ver essa foto no Instagram
A mensagem transmitida pelo look de Alessandra Negrini em 2017 foi a preservação da natureza. Cheia de folhagens e ramificações ao redor dos braços e pernas, a atriz prestou homenagem à flora do Parque Augusta - que compõe o trajeto do bloco carnavalesco.
Ver essa foto no Instagram
Para fechar a lista, uma das aparições mais marcantes de Alessandra Negrini no Carnaval de rua de São Paulo. Em 2016, a intérprete de Guida foi vestida como ‘noiva sexy’ em protesto ao Estatuto da Família. O projeto de lei tramitava no Congresso na época e visava definir como casal apenas marido e esposa.
Ver essa foto no Instagram