Se o seu filho é o melhor em termos de aprendizado, outros aspectos do desenvolvimento dele precisam ser avaliados antes de pulá-lo de série
"Meu filho é o melhor aluno da sala e aprende muito rápido. Crianças assim devem pular de ano?
Hoje, não se pode considerar a inteligência como um bloco único de capacidades. O conceito moderno se refere à ideia de
múltiplas inteligências, que envolvem muitas capacidades e habilidades. Se o seu filho é o melhor em termos de aprendizado, outros aspectos do desenvolvimento dele precisam ser avaliados antes de pulá-lo de série. Por exemplo, questões emocionais,
sociais e motivacionais. Focar em um só aspecto da cognição pode negligenciar outros, também importantes para o rendimento
escolar. E se ele não tiver maturidade emocional para lidar com colegas mais velhos? Se os interesses estão identificados com os seus pares ou crianças menores? A escola não é só espaço de aprendizagem, mas de vínculos afetivos, relações sociais, ambiente lúdico e de trocas com amigos, professores e funcionários. Aprender rápido é uma virtude das crianças e vale refletir se ele está acima da média para a idade e se, por conta disso, encontra-se desmotivado. Neste caso, converse com o colégio. A inclusão não
é apenas para as crianças com deficiências, mas também para quem tem diferenças em comparação com o grupo e merecem atenção especial. A partir dos 6 anos é possível fazer uma avaliação neuropsicológica, procedimento que, por meio de testes psicológicos, investiga as funções cognitivas. No caso do seu filho, será possível avaliar se ele tem altas habilidades/superdotação e, levando em conta todo o seu desenvolvimento global, definir, em conjunto com a família e a escola, se vale a pena ele avançar de série.
A teoria das inteligências múltiplas é um conjunto de habilidades que incluem linguística; lógico-matemática, espacial; corporal-cinestésica; interpessoal; intrapessoal; naturalística e musical.
Dra. Deborah Moss: Neuropsicóloga especialista em comportamento e desenvolvimento infantil e mestre em psicologia do
desenvolvimento pela Universidade de São Paulo (USP). Consultora do sono certificada pelo International Maternity and Parenting Institute, no Canadá.