AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria

Você e a garotada: Inteligências diferentes

Se o seu filho é o melhor em termos de aprendizado, outros aspectos do desenvolvimento dele precisam ser avaliados antes de pulá-lo de série

Dra. Deborah Moss Publicado em 12/06/2017, às 16h00 - Atualizado em 07/08/2019, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Você e a garotada: Inteligências diferentes - iStock
Você e a garotada: Inteligências diferentes - iStock
"Meu filho é o melhor aluno da sala e aprende muito rápido. Crianças assim devem pular de ano?

A. C., por e-mail

Hoje, não se pode considerar a inteligência como um bloco único de capacidades. O conceito moderno se refere à ideia de
múltiplas inteligências, que envolvem muitas capacidades e habilidades. Se o seu filho é o melhor em termos de aprendizado, outros aspectos do desenvolvimento dele precisam ser avaliados antes de pulá-lo de série. Por exemplo, questões emocionais,
sociais e motivacionais. Focar em um só aspecto da cognição pode negligenciar outros, também importantes para o rendimento
escolar. E se ele não tiver maturidade emocional para lidar com colegas mais velhos? Se os interesses estão identificados com os seus pares ou crianças menores? A escola não é só espaço de aprendizagem, mas de vínculos afetivos, relações sociais, ambiente lúdico e de trocas com amigos, professores e funcionários. Aprender rápido é uma virtude das crianças e vale refletir se ele está acima da média para a idade e se, por conta disso, encontra-se desmotivado. Neste caso, converse com o colégio. A inclusão não
é apenas para as crianças com deficiências, mas também para quem tem diferenças em comparação com o grupo e merecem atenção especial. A partir dos 6 anos é possível fazer uma avaliação neuropsicológica, procedimento que, por meio de testes psicológicos, investiga as funções cognitivas. No caso do seu filho, será possível avaliar se ele tem altas habilidades/superdotação e, levando em conta todo o seu desenvolvimento global, definir, em conjunto com a família e a escola, se vale a pena ele avançar de série.


A teoria das inteligências múltiplas é um conjunto de habilidades que incluem linguística; lógico-matemática, espacial; corporal-cinestésica; interpessoal; intrapessoal; naturalística e musical.

Dra. Deborah Moss: Neuropsicóloga especialista em comportamento e desenvolvimento infantil e mestre em psicologia do
desenvolvimento pela Universidade de São Paulo (USP). Consultora do sono certificada pelo International Maternity and Parenting Institute, no Canadá.
Envie suas perguntas para dra. Deborah Moss pelo e-mail [email protected]