A criança acaba sendo criada e educada, aprendendo valores e cultura de terceiros ou da mídia televisiva e internet
“Trabalho fora e me desdobro para dar o melhor para minha filha, que passa o dia na escola e em cursos. Mesmo assim, ela anda rebelde. Será que minha menina me culpa por precisar ficar longe dela o dia todo?” Z. A., por e-mail.
Isso se chama terceirização dos filhos. E o termo é usado quando os pais delegam as responsabilidades a outra pessoa que não eles. Geralmente as babás, avós, tias - o que, em muitos casos, é necessário por conta da necessidade de trabalhar fora.
Mas, quais são as consequências para a criança? Essa atitude tem mudado muito nos últimos anos, uma vez que, no passado, a figura da avó era mais presente – e ela acolhia e dava bastante carinho.
Hoje, essa figura foi substituída pela creche, escolinha, babá e, sim, até pelos eletrônicos. A criança acaba sendo criada e educada, aprendendo valores e cultura de terceiros ou da mídia televisiva e internet. E isso causa um grande impacto nos pequenos, como:
PAULA CRUZ BORELLI BARROS Especialização em Pediatria no Hospital Infantil Menino Jesus e Reumato Pediatra pelo Instituto da Criança - HCFMUSP. @pediatra_paula_borelli_barros