Não lembra ou não sabe onde vai votar? Descubra como consultar seu local de votação para as eleições municipais de 2024 de forma fácil e rápida!
Se você vai exercer seu direito de voto no primeiro turno das eleições municipais de 2024, que acontece no próximo domingo (6), é fundamental saber como consultar o local de votação. Saiba como consultá-lo pela internet!
Para consultar o local de votação é possível seguir dois caminhos: o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou usar o aplicativo e-Título.
No portal do TSE, você pode encontrar o local de votação de maneira simples. Primeiro, vá até a aba "Serviços eleitorais", que está no topo da página. Depois, clique em "Local de votação/zonas eleitorais". Você será redirecionada para outra página, onde deve selecionar a opção "Consulte Onde Votar".
Na página "Atendimento eleitoral", é só preencher o primeiro campo com seu nome, número do título de eleitor ou CPF. Em seguida, complete com sua data de nascimento, o nome da sua mãe e clique em "Entrar". Assim, você terá acesso ao número da sua inscrição, à zona eleitoral e ao endereço completo do seu local de votação.
Além disso, os 26 tribunais regionais eleitorais (TREs) também oferecem essa consulta, facilitando ainda mais sua busca. Outra opção é o sistema Autoatendimento Eleitoral - Título Net, que também fornece essas informações de forma rápida.
Outra forma prática de saber o local de votação é pelo aplicativo e-Título, que é a versão digital do seu título de eleitor. Logo na tela inicial, abaixo do seu nome, você encontrará seu local de votação. O app também utiliza geolocalização para te guiar até a seção eleitoral.
Você pode baixar o e-Título gratuitamente nas lojas de aplicativos para Android e iOS. É recomendável que faça isso até sábado, dia 5 de outubro, para garantir que tudo esteja pronto para o dia da votação.
No dia da eleição, não é obrigatório levar o título impresso, pois a versão digital, o e-Título, é válida. Apenas certifique-se de que sua inscrição eleitoral esteja regular. Se o seu título estiver cancelado ou suspenso, você não será encontrado na lista da seção eleitoral.
Na hora de votar, você precisará apenas apresentar um documento oficial com foto, que pode ser o e-Título, carteira de identidade, passaporte ou até mesmo a CNH. Lembre-se: documentos com validade expirada serão aceitos, desde que sua identidade possa ser comprovada.
Leia também:
Título de eleitor cancelado ou suspenso: ainda dá tempo de regularizar?
Não vai poder votar? Veja como justificar o voto