AnaMaria
Busca
Facebook AnaMariaTwitter AnaMariaInstagram AnaMariaYoutube AnaMariaTiktok AnaMariaSpotify AnaMaria
Diversos / FOLGA

9 de julho é feriado nacional ou ponto facultativo? Confira a história

O dia 9 de julho é feriado, mas a má notícia é que a data não é comemorada em todo o Brasil - você sabe qual é motivo de celebração? Entenda o tema!

Entenda se 9 de julho é feriado nacional ou ponto facultativo - Reprodução/Canva
Entenda se 9 de julho é feriado nacional ou ponto facultativo - Reprodução/Canva

Para quem está na dúvida se irá folgar na próxima terça-feira (9), a boa notícia de AnaMaria é que 9 de julho é feriado, mas somente no estado de São Paulo, e não em todo o Brasil. Neste ano, a véspera do feriado caiu em uma segunda-feira (8) e, por isso, o dia é considerado ponto facultativo no estado.

Em São Paulo, a data comemorativa tornou-se feriado em 1997, após a aprovação do Projeto de Lei nº 710/1995 do deputado estadual Guilherme Gianetti pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Então, sim, 9 de julho é feriado, mas de quê?

Dia do Orgulho: você sabe o que significa a sigla LGBTQIA+?

9 de julho é feriado de quê?

No dia 9 de julho, é comemorada a Revolução Constitucionalista, um movimento organizado, em 1932, pelo Partido Republicano Paulista (PRP), apoiada pelo Partido Democrático (PD). Ambos os partidos iam contra o ex-presidente Getúlio Vargas, que chegou ao poder, em 1930, por meio de uma revolução que derrubou o então presidente Washington Luís.

O movimento cívico-militar foi motivado por governantes de São Paulo, que estavam descontentes com a falta de influência política e econômica. O clima de insatisfação se agravou quando Vargas nomeou João Alberto, sem vínculo com as elites paulistas, como interventor do estado.

Qual a história do Bumba meu boi? Festejo popular marca a trama de 'Renascer'

O estopim do conflito, segundo a Alesp, foi a morte de quatro estudantes durante um protesto, contra o governo provisório de Vargas, em maio de 1932, o que gerou uma onda de indignação. Em julho, tropas paulistas iniciaram uma luta armada, que duraria três meses, e tinha como objetivo a promulgação de uma nova constituição para o Brasil.

Apesar de intensas batalhas e mobilizações da população para obter sucesso, a falta de apoio efetiva de outros estados e inferioridade bélica enfraqueceram a resistência paulista. Com isso, o governo federal conseguiu, em outubro, sufocar a revolta.

Dia de São João: o que o santo tem a ver com as festas juninas?

O resultado, no entanto, não foi negativo. Pressionado pela opinião pública, Getúlio Vargas convocou a Assembleia Constituinte de 1933, elaborando uma nova Constituição, promulgada em 1934. Essa nova constituição restabelecia a ordem democrática e as eleições.

Veja qual dia da semana cairá os próximos feriados de 9 de julho:

  • 9 de julho de 2025 (quarta)
  • 9 de julho de 2026 (quinta)
  • 9 de julho de 2027 (sexta)

Leia também:

Dia de São Pedro: você conhece a história do santo junino?

Junho é o mês do orgulho LGBT? Entenda a história da comunidade