segunda-feira,3 novembro , 2025
Revista Ana Maria
  • Astrologia
  • Bem-estar
  • Beleza
  • na TV
  • Comportamento
  • Carreira
  • Dinheiro
  • Últimas Notícias
  • Receitas
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Astrologia
  • Bem-estar
  • Beleza
  • na TV
  • Comportamento
  • Carreira
  • Dinheiro
  • Últimas Notícias
  • Receitas
Sem resultado
Veja todos os resultados
Revista Ana Maria
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Dinheiro

Extravio de encomenda: a loja deve reparar o problema

Da Redação Por Da Redação
14/07/2019
Em Dinheiro
Banco de Imagem/Getty Images

Banco de Imagem/Getty Images

Share on FacebookShare on TwitterEnviarEnviar

“Fui informada de que o produto que comprei foi extraviado. Quem deve me ressarcir sobre isso: a loja ou a transportadora?” C. M., por e-mail

Essa dúvida é bastante comum. E podemos dizer que a responsabilidade é das duas! Mas, como a relação jurídica foi firmada entre você e a loja, seja via comércio eletrônico ou loja física, estamos tratando de uma relação de consumo protegida pelas diretrizes do Código de Defesa do Consumidor. 

PROPAGANDA

Dessa forma, a responsabilidade se dá independentemente da comprovação ou existência de culpa, ou seja: a obrigação de reparação pelos danos será sempre do vendedor. Considera-se, portanto, que o mais eficaz é responsabilizar exclusivamente a loja. 

LeiaMais

limpar nome

Quer limpar seu nome? Veja como participar do mutirão para negociar suas dívidas

03/11/2025
Pagar dívidas ou guardar dinheiro? Foto: FreePik

Pagar dívidas ou guardar dinheiro?

02/11/2025

E o vendedor, julgando-se prejudicado, tem o direito de buscar responsabilizar a transportadora pela via própria. Assim, caso o objeto não chegue à sua residência por qualquer motivo, você pode requerer exclusivamente perante a loja que lhe envie um novo produto, estorne o valor pago, incluindo as despesas com frete, ou indenizá-la pelo transtorno e dano que o fato causou. 

PROPAGANDA

A indenização de cunho moral vai depender do caso concreto, do contexto envolvido e se houve tentativas efetivas de sanar o problema por parte da loja. Lembre-se: qualquer que seja o meio de entrega ofertado para fechar a venda, se existe a relação de consumo, a responsabilidade por avarias ou extravio é do vendedor. 
Agora fique atenta: se você contratar diretamente o transporte para enviar presentes, por exemplo, a depender do valor do produto, contrate também um seguro, pois há casos em que a transportadora não se responsabilizará pela perda ou extravio. 

São os conhecidos casos fortuitos ou de força maior, quando por eventos extraordinários ou catástrofes da natureza o produto acaba se perdendo ou deteriorando. Nesse caso, o prejuízo é suportado pelo remetente.

PROPAGANDA

RAFAEL ZENI Advogado inscrito na OAB/PR sob o nº 65.464, graduado pela PUC-PR, pós-graduado em Processo Civil pelo Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar. Sócio do escritório Araújo, Basabe e Zeni Advogados e coautor do site Homem Justiça.

Tags: Dinheiro
ANTERIOR

Saiba como controlar a pressão com os alimentos certos

PRÓXIMO

Cama compartilhada com os filhos pode ser saudável, sim!

Da Redação

Da Redação

CompartilharTweetEnviarCompartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Peças versáteis que elevam a produção e destacam a presença em qualquer ocasião. - Créditos: depositphotos.com / KostyaKlimenko

Como um acessório simples pode mudar seu estilo

03/11/2025
Teste de velocidade acelerando a identificação de falhas na rede doméstica. - Créditos: depositphotos.com / bananashake2011.hotmail.com

Internet instável? Aprenda a medir e entender seus megas

03/11/2025
Pastor belga

Pastor belga: conheça as variedades e o temperamento desse cão protetor

03/11/2025
Hábito constante fortalecendo o equilíbrio emocional desde cedo. - Créditos: depositphotos.com / HayDmitriy

O segredo para acordar feliz e cheio de energia

03/11/2025
Drama coreano que expõe as consequências humanas da crise financeira de 1997. - Créditos: Netflix

A nova série coreana da Netflix que está fazendo todo mundo chorar

03/11/2025
Dado Dolabella

Dado Dolabella admite agressão contra Luana Piovani: ‘Completamente desproporcional’

03/11/2025

GRUPO PERFIL – Argentina, Brasil, Uruguai, Chile, Estados Unidos, Portugal e Índia

AnaMaria |  AnaMaria Receitas | Aventuras na História | CARAS | CineBuzz | Contigo | Máxima | Perfil Brasil | Recreio | SportBuzz | RSVP

Rede de sites parceiros:

Bons Fluidos | Holywood Forever TV  | Mais Novela | Manequim | Márcia Piovesan | Rolling Stone Brasil | Viva Saúde | FFW

PERFIL Brasil Av. Eusébio Matoso, 1.375 10º andar – CEP: 05423-905 | São Paulo, SP

Anuncie no Grupo Perfil +55 (11) 2197-2000 ou [email protected]

Clique aqui e conheça nosso Mídia Kit

Política de privacidade

Categorias

  • AnaMaria Testa
  • Astrologia
  • Atualidades
  • Beleza
  • Bem-estar e Saúde
  • Carreira
  • Casa
  • Comportamento
  • Dieta e Emagrecimento
  • Dinheiro
  • Diversos
  • DIY
  • Educação
  • Famosos
  • Maternidade
  • Moda
  • Programação da TV
  • Relacionamento
  • Tecnologia

Direitos Autorais Grupo Perfil. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Perfil.com Ltda.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Astrologia
  • Bem-estar
  • Beleza
  • na TV
  • Comportamento
  • Carreira
  • Dinheiro
  • Últimas Notícias
  • Receitas