terça-feira,15 julho , 2025
Revista Ana Maria
  • Astrologia
  • Bem-estar
  • Beleza
  • na TV
  • Comportamento
  • Carreira
  • Dinheiro
  • Últimas Notícias
  • Receitas
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Astrologia
  • Bem-estar
  • Beleza
  • na TV
  • Comportamento
  • Carreira
  • Dinheiro
  • Últimas Notícias
  • Receitas
Sem resultado
Veja todos os resultados
Revista Ana Maria
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Dinheiro

De manicure a empresária de sucesso: conheça a história inspiradora de Ana Paula Villar

Raquel Borges Por Raquel Borges
28/08/2021
Em Dinheiro
Instagram/@colanavillar

Instagram/@colanavillar

Share on FacebookShare on TwitterEnviarEnviar

A carioca Ana Paula Villar virou manicure acidentalmente. Para complementar a renda da família, além de trabalhar num escritório de contabilidade, ela fazia massa de coxinhas para vender com uma amiga e, ao pintar as unhas dessa colega, ganhou muitos elogios e clientes. Quando se deu conta, sua popularidade foi se espalhando tanto pelo bairro, em Rocha Miranda, zona norte do Rio, que sentiu a necessidade de chamar outras manicures para trabalhar com ela na garagem de casa.

À medida que a demanda ia crescendo e sua equipe também, ela passou a sonhar com um salão maior. Foi aí que seu filho mais velho, Douglas (ela também é mãe de Gustavo e Davi), que é designer gráfico, teve a ideia de mostrar na internet os desenhos artísticos incríveis que saíam daquele ambiente simples e improvisado, aumentando, assim, a procura pela profissional.

PROPAGANDA

Como o atendimento era feito por ordem de chegada, as pessoas vinham de todo o lugar para madrugar na porta de sua casa. O que o público queria mesmo era aquela unha perfeita que viam na internet. Mesmo o salão abrindo às 9h, lá pelas 5h da manhã já existiam pessoas em pé, brigando por uma vaga.

LeiaMais

FIES

FIES cobra coparticipação de mensalidade e estudantes de medicina correm risco de não se formarem

15/07/2025
Seguro de carro

Seguro de carro: o que você precisa saber antes de contratar

15/07/2025

Só que Ana Paula acabou dando um passo maior que a perna. Decidiu sair da garagem e fez vários empréstimos para construir um salão com cerca de 20 funcionários. Resultado: acabou quebrando. Mas, como sempre, deu a volta por cima e virou influenciadora digital com a ajuda da família, que ficou ainda mais unida.

PROPAGANDA

Seu canal Cola na Villar ultrapassou a marca de 1 milhão de seguidores. Com vídeos bem sacados e divertidos, a manicure conquistou admiradores no YouTube. Desde 2015, além de entreter, Villar dá dicas, cursos e palestras pelo Brasil. Seu objetivo maior é valorizar a profissão de manicure, mostrar que a categoria existe e não é apenas um bico, e sim um emprego que gera renda para muitas famílias. Com a palavra, a querida, alegre e talentosa Villar!

MUITOS SONHOS E POUCAS ESPERANÇAS…
“Minha infância foi muito triste e pobre. Sou filha de empregada doméstica e não tive pai presente. Eu vivia pela rua e a casa dos outros. Mas não porque a minha mãe era desleixada, simplesmente ela tinha que trabalhar muito para sustentar a casa. Essa era sua prioridade, além de conseguir me alfabetizar”.

PROPAGANDA

PRECONCEITO
“Sofri muito desde o início. A profissão de manicure sempre foi muito desvalorizada e algumas pessoas ainda acham que essa é a última opção de alguém que não serviu para nada. Uma vez ouvi uma dona de salão dizer que a manicure era um mal necessário e que, nós, não passávamos de donas de casa frustradas. Embora essas palavras tenha me ferido, não desisti. Vi que o mercado estava crescendo e, a cada dia, me apaixonava ainda mais pela profissão. O que eu fiz? Usei essas palavras duras como um combustível para seguir em frente e fiz questão de mostrar ao mundo que não era nada disso, quis calar a boca dessas pessoas, mostrando que cresceria (e muito) como profissional. E assim foi. Estou aqui!”.

CONSELHO
“Um conselho que deixo para inspirar pessoas dentro dessa profissão é que, apesar de o caminho não ser fácil, de não ter o apoio de muita gente, vá em frente, você consegue crescer. Mas isso se você acreditar em si mesma. Só entre nessa profissão se você realmente ama servir e cuidar de pessoas. Levante a cabeça, melhore sua autoestima e nunca deixe ninguém falar que você é algo que não é. Entre para vencer, estude, se qualifique, invista em você, se ame e, assim, não tem como dar errado”.

DIFICULDADES
“Reprovavam o meu jeito espontâneo de ser, de falar, vestir, e isso foi muito triste. Sofri com a exploração de marcas e pessoas que se aproveitaram do simples fato de ser pobre, talentosa e sonhadora. Mas, em contrapartida, foi incrível receber a aceitação do público, que, às vezes, nem é da área. Quebrei tabus, literalmente, e provei que não precisava fazer a ‘bonitinha’ para mostrar a grande profissional que sou. Fui, dia a dia, derrubando essas barreiras e conquistando meu espaço”.

AMOR-PRÓPRIO
“Me orgulho muito de carregar a bandeira da representatividade. Negra, manicure, de origem humilde, filha de empregada doméstica, mãe solteira e gorda. São anos de muito trabalho, muito choro, cansaço e dificuldades. A sensação, hoje, é de realização, com a certeza de que minha missão ainda não chegou ao fim. É uma mistura de alegria, orgulho e vitória. É uma vitória minha e de toda a ‘manicurada’, que sofre junto comigo diariamente com a desvalorização do mercado. Estamos crescendo cada vez mais e sei que alcançaremos o que desejamos e merecemos”.

INSPIRAÇÃO
“Muitas meninas pobres se tornam mães cedo e acabam tendo que trabalhar e abrir mão dos estudos. Quando veem toda a minha trajetória, elas têm a certeza de que também podem mudar de vida, crescer profissionalmente e como pessoa, mesmo sendo de origem humilde. O que mais recebo nas redes sociais ou escuto quando tenho a oportunidade de estar com elas é que, de alguma forma, mudei a vida e a visão delas, seja com um post, um vídeo, um story. Isso é sensacional, incrível, me emociono demais”.

SUCESSO E REALIZAÇÃO
Em cinco meses de canal, Ana Paula foi chamada para dar entrevista no programa ‘Encontro com Fátima Bernardes‘, da Globo. As marcas passaram a oferecer parcerias em troca de anúncios no canal. “Algumas acham que a gente só quer ganhar produto. Mas, aos poucos, conquistei meu espaço e comecei a ser respeitada pelo crescimento”. Um exemplo: uma marca de máquinas para unha que vendia 500 peças por ano mais que dobrou o lucro após anunciar em seu canal. “Eles venderam 1.200 unidades depois que apareceram”.

Com o sucesso, ela ainda criou cursos on-line em que ensina estratégias de vendas e negócios, além de técnicas de manicure. Contabiliza ter formado mais de três mil pessoas. Ana também está com sua própria linha de esmalte, com venda em pelo menos oito lojas especializadas e na internet. A meta é atrelar seu nome a diferentes produtos utilizados neste ramo. Hoje, pode-se dizer que ela é muito mais empresária que manicure. Dá palestras, participa de feiras… “Passei o que tinha que passar para ter essa história de sucesso. Não posso reclamar do que conquistei”, finaliza.

Tags: Ana Paula VillarDinheiroempresáriamanicuresucessounhasYouTube
ANTERIOR

Resumo da novela ‘Nos Tempos do Imperador’: Tonico se torna deputado

PRÓXIMO

Luciano desmente o fim da dupla com Zezé di Camargo: ‘‘Tudo é no tempo de Deus’’

Raquel Borges

Raquel Borges

CompartilharTweetEnviarCompartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

As 10 cidades com os pontos turísticos mais visitados do mundo

As 10 cidades com os pontos turísticos mais visitados do mundo

15/07/2025
Ilustração de mulher procurando oque assistir - Créditos: depositphotos.com / tommaso1979

As séries mais vistas da Netflix em 2025 que mudaram tudo

15/07/2025
Essa cor virou febre entre as fashionistas em 2025

Essa cor virou febre entre as fashionistas em 2025

15/07/2025
FIES

FIES cobra coparticipação de mensalidade e estudantes de medicina correm risco de não se formarem

15/07/2025
Conteúdos para novas mídias de entretenimento

Grupo Perfil apoia nova pós-graduação em Criação de Conteúdos da Belas Artes, voltada a jornalistas e comunicadores

15/07/2025
erros ao cuidar da pele

5 erros que você comete sem saber ao cuidar da pele

15/07/2025

GRUPO PERFIL – Argentina, Brasil, Uruguai, Chile, Estados Unidos, Portugal e Índia

AnaMaria |  AnaMaria Receitas | Aventuras na História | CARAS | CineBuzz | Contigo | Máxima | Perfil Brasil | Recreio | SportBuzz

Rede de sites parceiros:

Bons Fluidos | Holywood Forever TV  | Mais Novela | Manequim | Márcia Piovesan | Rolling Stone Brasil | Viva Saúde

PERFIL Brasil Av. Eusébio Matoso, 1.375 5º andar – CEP: 05423-905 | São Paulo, SP

Anuncie no Grupo Perfil +55 (11) 2197-2000 ou [email protected]

Clique aqui e conheça nosso Mídia Kit

Política de privacidade

Categorias

  • AnaMaria Testa
  • Astrologia
  • Atualidades
  • Beleza
  • Bem-estar e Saúde
  • Carreira
  • Casa
  • Comportamento
  • Dieta e Emagrecimento
  • Dinheiro
  • Diversos
  • DIY
  • Educação
  • Famosos
  • Maternidade
  • Moda
  • Programação da TV
  • Relacionamento
  • Tecnologia

Direitos Autorais Grupo Perfil. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Perfil.com Ltda.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Astrologia
  • Bem-estar
  • Beleza
  • na TV
  • Comportamento
  • Carreira
  • Dinheiro
  • Últimas Notícias
  • Receitas