Saiba quais são as vantagens e desvantagens de alugar ou comprar um imóvel
Publicado em 18/03/2024, às 10h00
A casa própria está entre os principais sonhos dos brasileiros. Ainda assim, morar de aluguel pode ter muitas vantagens. A decisão entre alugar ou comprar um imóvel é uma das mais importantes da vida da maioria das pessoas. As duas opções têm vantagens e desvantagens e é preciso analisar com cuidado as finanças antes de bater o martelo.
Rafael Scodelari, corretor de imóveis e CEO da Escodelar Inteligência Imobiliária, destaca a flexibilidade e liberdade de morar de aluguel. Quem tem um modelo de trabalho flexível ou não quer se preocupar em vender o imóvel se for necessário mudar de cidade, o aluguel pode ser uma escolha inteligente.
“As despesas de manutenção são geralmente de responsabilidade do proprietário, o que pode representar uma economia. Você não precisará lidar com reparos estruturais e esse valor poderá ser utilizado em outras áreas da sua vida. Fora que existem menos preocupações e estresse devido a prejuízos comuns referentes ao desgaste em longo prazo nos imóveis”.
Por outro lado, o aluguel tende a aumentar com o tempo, o que pode gerar a insegurança financeira dos inquilinos. “Vale lembrar que os proprietários poderão não querer alugar o imóvel para sempre. Sua casa dos sonhos pode acabar sendo vendida para outra pessoa”, diz.
O primeiro passo é fazer uma análise realista de suas finanças. Comprar um imóvel exige investimento inicial e capacidade de honrar as parcelas do financiamento, enquanto alugar pode demandar menos recursos de imediato. Além disso, é necessário considerar se sua renda é estável para assumir um compromisso financeiro de longo prazo.
Saiba como controlar os gastos pessoais e conquistar estabilidade financeira!
Wanessa Guimarães, sócia da HCI Invest e planejadora financeira CFP pela Planejar, salienta outro aspecto que deve ser ponderado: “A valorização do imóvel é outro ponto importante. Embora comprar possa ser uma forma de construir patrimônio, especialmente em áreas com potencial de valorização, existe sempre o risco de desvalorização”, explica..
Se você já tem o dinheiro para comprar o imóvel, vale a pena também fazer a seguinte conta: se você aplicar o montante, os rendimentos mensais serão maiores ou menores do que o valor do aluguel naquele mesmo imóvel que você deseja comprar? Colocar isso na ponta do lápis é fundamental do ponto de vista financeiro.
É necessário avaliar o mercado imobiliário local, observando preços de venda e aluguel, tendências do mercado e previsões futuras. Em algumas regiões do país, alugar pode ser economicamente mais viável do que comprar.
Considere possíveis benefícios fiscais associados à compra de um imóvel e esteja atento a custos indiretos e ocultos em ambos os cenários. No caso da compra, seguros, taxas de condomínio e manutenção. Se decidir alugar, deve colocar na ponta do lápis custos com a mudança ou corretagem.
A escolha entre alugar ou comprar um imóvel é complexa e deve ser feita após um estudo cuidadoso de todos esses fatores, alinhado às suas circunstâncias financeiras e objetivos de vida particulares.
Confira a seguir as vantagens e desvantagens de comprar ou alugar um imóvel:
Flexibilidade financeira: morar de aluguel requer um valor menor e libera recursos que podem ser investidos em outras oportunidades com potencial de maior retorno.
Vai receber o PIS/PASEP? Saiba como começar a investir!
Diversificação de investimentos: ao não alocar uma grande soma de dinheiro em um único ativo — um imóvel —, você tem a oportunidade de diversificar seus investimentos, potencialmente reduzindo riscos e aumentando retornos.
Menos responsabilidade com manutenção: os custos de manutenção e reparos, em geral, são responsabilidade do proprietário.
Sem valorização do patrimônio: o dinheiro destinado ao aluguel não contribui para a construção de patrimônio, ao contrário dos pagamentos de um financiamento imobiliário.
Instabilidade a longo prazo: aluguéis podem aumentar, e você pode ter que desocupar a propriedade sem um planejamento cuidadoso, levando a uma instabilidade com moradia.
Incapacidade de personalizar a propriedade: se deixar o lar com sua cara é importante para você, saiba que há limitações significativas sobre o quanto você pode alterar ou personalizar um imóvel alugado.
Construção de patrimônio: cada pagamento de um financiamento imobiliário aumenta o seu capital na propriedade, ajudando a construir patrimônio ao longo prazo.
Potencial de valorização: existe a possibilidade de valorização do imóvel ao longo do tempo, o que pode resultar em um ganho significativo de capital na hora da venda.
Estabilidade e personalização: possuir uma casa oferece estabilidade residencial e a liberdade de fazer reformas e deixar o imóvel como sempre sonhou.
Alto custo inicial e despesas contínuas: o pagamento inicial e os custos contínuos, como impostos imobiliários, manutenção e reparos, podem ser consideráveis.
Risco de desvalorização: assim como há um potencial de valorização, existe o risco de desvalorização devido a fatores de mercado ou condições locais.
Menos flexibilidade: é fato, seu dinheiro estará engessado. Vender um imóvel pode ser um processo demorado e caro, o que reduz a flexibilidade para se mudar rapidamente em caso de mudanças no trabalho ou na vida pessoal.
Saiba como aproveitar o empréstimo consignado e fazer estratégias inteligentes!