Muito por conta do desemprego que atinge o País há tempos, os pequenos negócios são os que mais geram emprego e renda atualmente em boa parte do Brasil. Não é incomum conhecer duas ou três pessoas próximas que já tentaram ou permanecem tentando empreender. Mas é necessário ter o mínimo de conhecimento do mercado em que se pretende atuar, bem como preparação para tal.
Conhecimento e auxílio antes de investir pode ser um diferencial. O mentor empresarial Gustavo Medeiros, que também é especialista em gestão, elaborou uma lista com quatro dicas para quem pretende iniciar um novo negócio.
INVISTA EM VOCÊ
“Como fazer isso? Investindo em autoconhecimento, formação em cursos, treinamentos, mentorias, além de buscar contato com pessoas que já conquistaram espaço no nicho que você deseja”, aponta.
PROJEÇÃO PARA O FUTURO
“Tente projetar como você e esse negócio estarão daqui há cinco ou dez anos. Perceba se há identificação com a área que você está buscando hoje. É preciso ter essa visão a longo prazo porque, caso você não se identifique, essa perda de tempo pode ser frustrante. Projete, coloque no papel e se questione se em uma década você vai querer estar fazendo o que faz agora”, comentou.
DEPOIS DE DEFINIR O NICHO, LISTE SEUS CONCORRENTES
“O passo a passo seria: escolheu o nicho, é hora de elencar possíveis concorrentes na sua cidade/estado/País e que já são referência. Também é preciso avaliar com quem você pode disputar o mercado futuramente. Depois disso, é preciso mapear o que eles fizeram para chegar nesse patamar”.
INVISTA EM ALGUÉM QUE TENHA EXPERIÊNCIA COM NÚMEROS
“Isso é muito importante para que você, com clareza dos custos iniciais e investimentos, consiga desenvolver um pequeno plano de negócio e, assim, possa visualizar tudo o que precisa. Hoje, o mais comum, trazido principalmente pelas startups, é o modelo chamado MVP (Mínimo Produto Viável). Isso nada mais é do que, em vez de você iniciar investindo grandes quantias, comece validando sua intenção para, depois, partir para o próximo passo”.